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Uma nova empresa para um novo consumidor

Uma nova empresa para um novo consumidor

O perfil do consumidor 5.0 tem como principais características a busca por experiências personalizadas e a valorização de empresas que possuem propósitos alinhados com seus valores pessoais. Além disso, esse novo perfil também é mais engajado socialmente e está disposto a pagar mais por produtos e serviços que sejam considerados sustentáveis.

Essa mudança de comportamento do consumidor não é algo recente, mas sim um reflexo das transformações sociais, culturais e tecnológicas que têm ocorrido nas últimas décadas. Com a popularização da internet e das redes sociais, por exemplo, as informações sobre as empresas e seus produtos e serviços se tornaram mais acessíveis, o que aumentou a transparência e a exigência dos consumidores em relação às marcas.

Nesse sentido, as empresas precisam estar atentas a essas mudanças de comportamento do consumidor e se adaptar a elas, oferecendo experiências personalizadas, produtos e serviços sustentáveis e engajando-se em causas sociais que estejam alinhadas com seus propósitos e valores. Além disso, as empresas precisam investir em tecnologias que possam melhorar a comunicação e a interação com os consumidores, oferecendo soluções digitais que atendam às necessidades e expectativas desse novo perfil de consumidor.

No entanto, é importante ressaltar que a adaptação das empresas a esse novo perfil de consumidor não deve ser vista apenas como uma estratégia de marketing, mas sim como uma mudança cultural e estrutural, que deve estar presente em todos os aspectos da empresa, desde a cultura organizacional até a cadeia de produção e fornecedores. Somente dessa forma será possível construir relações de confiança e fidelidade com os consumidores e, consequentemente, garantir a sustentabilidade e o sucesso das empresas a longo prazo.

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, acesse o link: https://www.consumidormoderno.com.br/2023/04/11/novo-perfil-consumidor/

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista.

Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda.

Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York.

Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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