CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sustentabilidade – Reuso de água

Sustentabilidade – Reuso de água

sustentabilidade

O reuso da água é um processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente na empresa ou indústria. Neste processo pode haver ou não um tratamento da água, dependendo da finalidade para a qual vai ser reutilizada.

Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas, cidadãos e governos.

 

Exemplos práticos de reuso da água:

– Numa empresa, a água usada em processos industriais pode ser tratada numa estação de tratamento de água na própria empresa e reutilizada no mesmo ciclo de produção.

– Numa residência, água de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitários. Já existem sistemas a venda no mercado que fazem a captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água.

– Água da rede de esgoto pode passar por um processo eficiente de tratamento e ser utilizada para regar jardins públicos, lavar ruas e automóveis e irrigar plantações. Esta água também pode ser devolvida à natureza para seguir o ciclo hidrológico.

É importante lembrar que essa água de reuso só pode ser usada para fins não potáveis. O encanamento deve ser separado e identificado devidamente, pois essas água deve passar por testes e monitoramento periódico.

Uma boa fonte de informação é a Resolução 54 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Diante da possibilidade de encaminhar os efluentes gerados pelas empresas para estações de tratamento qualificadas, a água de reúso resultante pode ser destinada a cinco fins: urbanos, agrícolas, florestais, ambientais e industriais. Neste sentido, a água de reuso serve tanto para a geração de energia, refrigeração de equipamentos e irrigação de plantios como para limpezas de praças, ruas e galpões de empresas.

Confira mais dicas no vídeo 10 Dicas de Sustentabilidade – Reuso de água, disponível no Canal do Sebrae no Youtube.

Lembre-se também de se inscrever no Canal do Sebrae para acompanhar mais vídeos como esse.

Deixe um comentário

Sobre Lucio PiresBoas respostas

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios e conteúdos digitais, especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA), Advogado especialista em Direito Empresarial, Matemático com especialização em Finanças.

Me siga