A definição de sustentabilidade pode ser entendida como a manutenção do equilíbrio ao longo do tempo, ou seja, é a capacidade de conseguir suprir as necessidades humanas atuais, do presente, sem que sejam afetadas as habilidades das gerações futuras de fazer o mesmo, de suprirem as suas próprias necessidades.
O conceito está diretamente relacionado aos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais da sociedade como um todo. Todavia, sem que sejam minimizados ou esgotados os recursos do planeta. A conscientização e a adoção de uma postura ecologicamente correta são premissas da sustentabilidade ambiental.
Uma forma de diferenciar o seu empreendimento de beleza da concorrência é por meio da sustentabilidade ambiental, independentemente do tamanho e da sua abrangência. Para isso, é fundamental que sejam obedecidos os corretos padrões de redução de impacto ambiental e de tratamento de resíduos.
Qual a importância da aplicação dos conceitos de sustentabilidade?
A aplicação dos conceitos de sustentabilidade pode contribuir com uma série de benefícios. Dentre eles, destacam-se:
1- Redução do desperdício
Gerir um empreendimento de beleza por intermédio de uma gestão ecoeficiente permite alcançar melhores resultados financeiros.
2- Maior acesso a crédito
Os bancos, quando há solicitação de crédito, exigem informações, como os aspectos ambientais que são geridos, para reduzir riscos.
3- Menor pressão de clientes
Menor cobrança de uma gestão do negócio, com base na sustentabilidade (econômica, social e ambiental).
4- Diferencial de mercado e valor de marca
Fazer uso da preferência do consumidor por marcas que sejam éticas e transparentes.
5- Atendimento ao grande número de leis, normas e diretrizes ambientais
É obrigatório seguir a legislação vigente aplicável a empreendimentos de beleza.
Como diferenciar o seu negócio dos demais?
Uma empresa que respeita o meio ambiente tem maior visibilidade no mercado tanto dos clientes, quanto dos fornecedores, dos parceiros e dos consumidores.
Diversas iniciativas de como operar, minimizando os impactos ambientais, são favoráveis para se diferenciar e se destacar nesse mercado altamente competitivo, além de chamar a atenção para a consciência ecológica.
1- Resíduos gerados
Garantir que os resíduos gerados tenham a destinação correta, bem como o consumo de fontes renováveis (energia, água etc.) seja reduzido ao mínimo possível, atendendo aos requisitos legais aplicáveis em cada região.
2- Implantação de processos ambientais
Quando for implantar processos ambientalmente corretos, não deixa de considerar a possibilidade de consultar novos fornecedores.
3- Adoção de práticas sustentáveis
Divulgar as práticas sustentáveis adotadas pelo empreendimento, após adequar os processos internos. Para tanto, a utilização das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc.) e e-mail é uma ótima opção para divulgação.
Técnicas de sustentabilidade:
1- Reduzir
Reduzir a quantidade e/ou a periculosidade dos resíduos, ou a quantidade, o peso, o volume necessário de produtos para a execução do produto ou do serviço. A redução é o fator mais importante dos 3R, por impactar positivamente na reutilização, na reciclagem e no descarte.
2- Reutilizar
Utilizar várias vezes o mesmo produto ou a mesma embalagem. Aproveitar o resíduo no processo onde foi gerado.
3- Reciclar
Transformar o resíduo ou vendê-lo para empresas que o utilizam como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
Saiba mais em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/a875f74d68a68ff4b1d5970cfabe93b9/$File/19370.pdf