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Sustentabilidade nos empreendimentos de beleza

Sustentabilidade nos empreendimentos de beleza

 

A definição de sustentabilidade pode ser entendida como a manutenção do equilíbrio ao longo do tempo, ou seja, é a capacidade de conseguir suprir as necessidades humanas atuais, do presente, sem que sejam afetadas as habilidades das gerações futuras de fazer o mesmo, de suprirem as suas próprias necessidades.

 

 

O conceito está diretamente relacionado aos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais da sociedade como um todo. Todavia, sem que sejam minimizados ou esgotados os recursos do planeta. A conscientização e a adoção de uma postura ecologicamente correta são premissas da sustentabilidade ambiental.

Uma forma de diferenciar o seu empreendimento de beleza da concorrência é por meio da sustentabilidade ambiental, independentemente do tamanho e da sua abrangência. Para isso, é fundamental que sejam obedecidos os corretos padrões de redução de impacto ambiental e de tratamento de resíduos.

 

Qual a importância da aplicação dos conceitos de sustentabilidade?

 

A aplicação dos conceitos de sustentabilidade pode contribuir com uma série de benefícios. Dentre eles, destacam-se:

 

1- Redução do desperdício

Gerir um empreendimento de beleza por intermédio de uma gestão ecoeficiente permite alcançar melhores resultados financeiros.

 

2- Maior acesso a crédito

Os bancos, quando há solicitação de crédito, exigem informações, como os aspectos ambientais que são geridos, para reduzir riscos.

 

3- Menor pressão de clientes

Menor cobrança de uma gestão do negócio, com base na sustentabilidade (econômica, social e ambiental).

 

4- Diferencial de mercado e valor de marca

Fazer uso da preferência do consumidor por marcas que sejam éticas e transparentes.

 

5- Atendimento ao grande número de leis, normas e diretrizes ambientais

É obrigatório seguir a legislação vigente aplicável a empreendimentos de beleza.

 

Como diferenciar o seu negócio dos demais?

 

Uma empresa que respeita o meio ambiente tem maior visibilidade no mercado tanto dos clientes, quanto dos fornecedores, dos parceiros e dos consumidores.  

Diversas iniciativas de como operar, minimizando os impactos ambientais, são favoráveis para se diferenciar e se destacar nesse mercado altamente competitivo, além de chamar a atenção para a consciência ecológica.

 

1- Resíduos gerados

Garantir que os resíduos gerados tenham a destinação correta, bem como o consumo de fontes renováveis (energia, água etc.) seja reduzido ao mínimo possível, atendendo aos requisitos legais aplicáveis em cada região.

 

2- Implantação de processos ambientais

Quando for implantar processos ambientalmente corretos, não deixa de considerar a possibilidade de consultar novos fornecedores.

 

3- Adoção de práticas sustentáveis

Divulgar as práticas sustentáveis adotadas pelo empreendimento, após adequar os processos internos. Para tanto, a utilização das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc.) e e-mail é uma ótima opção para divulgação.

 

Técnicas de sustentabilidade:

 

1- Reduzir

Reduzir a quantidade e/ou a periculosidade dos resíduos, ou a quantidade, o peso, o volume necessário de produtos para a execução do produto ou do serviço. A redução é o fator mais importante dos 3R, por impactar positivamente na reutilização, na reciclagem e no descarte.

 

2- Reutilizar

Utilizar várias vezes o mesmo produto ou a mesma embalagem. Aproveitar o resíduo no processo onde foi gerado.

 

3- Reciclar

Transformar o resíduo ou vendê-lo para empresas que o utilizam como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Saiba mais em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/a875f74d68a68ff4b1d5970cfabe93b9/$File/19370.pdf

Thamiris Da Silva

Thamiris Da Silva

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