CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sustentabilidade – Eficiência energética

Sustentabilidade – Eficiência energética

sustentabilidade

Economizar energia não é só desligar o interruptor ou equipamentos evitando desperdício. É um processo que pode começar antes, no momento em que se pinta uma sala ou mesmo quando definimos a dimensão de uma janela.

Acompanhe nossas dicas e descubra como a eficiência energética pode transformar a sua empresa e beneficiar o seu bolso.

 

Confira algumas ações que vão melhorar a eficiência energética na sua empresa:   

Não deixe aparelhos eletroeletrônicos em standy by – Desligue ou desconecte a tomada de equipamentos, quando não estiver utilizando-os. O que você ganha: economiza em média 12% do consumo doméstico de energia elétrica.

Imprima somente o necessário – Quando for imprimir, faça todas as impressões de uma vez. O que você ganha: reduz o custo mensal da conta de energia, pois cada impressão encaminhada há uma descarga de energia elétrica para aquecimento da máquina; aumenta a vida útil do aparelho.

Pinte as parades internas da empresa com cores claras e aumente o tamanho das janelas – essas ações irão melhorar a captação de luz solar dentro dos ambientes da empresa.

Instale painéis fotovoltaicos (painéis de energia solar) – Instale painéis fotovoltaicos (painéis de energia solar) em sua residência ou comércio. O que você ganha: economiza nas despesas mensais com energia elétrica; aumenta o uso de energias renováveis.

Mantenha as fiações elétricas em bom estado – O que você ganha: evita fuga de energia por meio de fios danificados; evita possíveis acidentes.

Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas fluorescentes – O que você ganha: economiza em média 60% no consumo; evita a emissão de possivelmente 136kg de gás carbônico por ano; diminui o número de substituições, pois a fluorescente tem maior vida útil.

Horário de utilização dos aparelhos – Se possível, use aparelhos elétricos fora do horário de pico (das 18h às 21h).

Prefira equipamentos com o Selo Procel – O selo Procel de Economia de Energia é a principal referência para consumidores e empresários, na hora da comprar equipamentos e eletrodomésticos. Ele aponta os níveis de eficiência energética, de acordo com cada categoria, garantindo economia na sua conta de energia. O objetivo do programa é incentivar a fabricação e comercialização de produtos mais eficazes, visando o desenvolvimento tecnológico nacional e a preservação do meio ambiente.

Desligue equipamentos e aparelhos da tomada – Computadores, televisão, aparelho de dvd e outros equipamentos constantemente em modo de espera (luz vermelha acesa) geram consumo de energia sem necessidade. Crie o hábito de desligar os aparelhos da tomada. Observe a economia que vai ocorrer em sua conta de luz.

Economize energia desligando o monitor do computador – A proteção de tela é responsável por até 80% do consumo de energia do computador. Uma opção muito eficaz é configurar a máquina para o modo de economia de energia. Assim ele vai desligar automaticamente, sempre que você se ausentar.

Use de maneira eficiente o ar condicionado – Para que o ar condicionado funcione com maior eficiência, não deixe o equipamento em lugares quentes ou sob a incidência do sol. Faça limpeza dos filtros regularmente. Ao ligar o aparelho feche as portas e janelas e, antes de comprá-los, verifique se o tamanho do local, onde será instalado, para ter certeza de que está de acordo.

Mantenha as lâmpadas ligadas apenas quando necessário – Um modo de redução do consumo de energia em iluminação, mais barato e fácil é desligar as lâmpadas sempre ao sair de um ambiente ou quando não for necessário o uso delas. Sempre que possível aproveite a iluminação natural, abrindo as persianas, janelas, etc Com essas atitudes estima-se a economia de 10 a 15% do consumo original.

Confira mais dicas no vídeo 10 Dicas de Sustentabilidade – Eficiência energética, disponível no Canal do Sebrae no Youtube.

Lembre-se também de se inscrever no Canal do Sebrae para acompanhar mais vídeos como esse.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosNovo na comunidade