Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sustentabilidade como fator de destaque: energia solar como diferencial competitivo no mercado

Atualmente, sabe-se que as revoluções industriais que ocorreram nos séculos passados possuem forte influência no estado que o planeta encontra-se hoje, em especial no que diz respeito ao aquecimento global e ao consumo excessivo de matérias-primas não renováveis. Nesse sentido, em detrimento dessas questões, é possível perceber que existe um movimento em escala mundial que visa diminuir os impactos da ação humana na natureza. 

 

Hoje, sabe-se que o mercado encontra-se extremamente competitivo. Em razão disso, as empresas precisam se preparar ainda mais para tal competitividade. No mundo contemporâneo, a pegada verde tornou-se um grande diferencial no que se refere às práticas atreladas ao mercado. Em vista disso, estão cada vez mais buscando novos horizontes e adotando práticas sustentáveis em suas operações.

 

O dilema do mundo dos negócios: como ser especial entre muitos? 

 

Inicialmente, é fundamental deixar claro que a competição entre empresas, para o mercado neoliberalista, é o motor responsável pelo impulsionamento e pela inovação, bem como pelo crescimento e pelo sucesso. No universo dos negócios globalizados, é necessário reinventar-se constantemente, além de estar sempre preparado para enfrentar novos desafios. 

 

Muitos empreendedores, com o intuito de se destacarem no mercado, acabam focando na qualidade de seus produtos, nos serviços ofertados, investem, também, no aprimoramento contínuo e na inovação. No entanto, nessa equação que visa o “sucesso”, esquecem de uma questão elementar: a sustentabilidade. 

 

Um dos setores energéticos que mais crescem no mundo todo é a captura de energia fotovoltaica. Empresas que investem nesse nicho devem destacar-se em relação às demais. Ou seja, a energia solar para empresa, em síntese, pode servir como um diferencial na indústria no que se refere aos demais concorrentes, além de trazer inúmeros benefícios. 

 

Sabe-se que a energia solar é uma fonte limpa, ou seja, reduz drasticamente a dependência das energias não renováveis (combustível fóssil, gás natural e carvão mineral). Outro ponto que deve ser comentado é que a utilização da energia solar deve reduzir significativamente, também, o custo da energia elétrica. Pensando em longo prazo, é um excelente investimento a se fazer, considerando esse tipo de gasto.

 

Por conseguinte, a utilização de energia limpa faz com que a empresa seja bem-vista no mercado no que se refere aos próprios consumidores, que estão cada vez mais críticos em relação a essa pauta. A adoção de práticas sustentáveis fortalece a imagem da empresa tanto no cenário internacional quanto nacional. E, por fim, as empresas que investem em sustentabilidade também recebem benefícios fiscais do governo em diversos países. 

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados