Atualmente, sabe-se que as revoluções industriais que ocorreram nos séculos passados possuem forte influência no estado que o planeta encontra-se hoje, em especial no que diz respeito ao aquecimento global e ao consumo excessivo de matérias-primas não renováveis. Nesse sentido, em detrimento dessas questões, é possível perceber que existe um movimento em escala mundial que visa diminuir os impactos da ação humana na natureza.
Hoje, sabe-se que o mercado encontra-se extremamente competitivo. Em razão disso, as empresas precisam se preparar ainda mais para tal competitividade. No mundo contemporâneo, a pegada verde tornou-se um grande diferencial no que se refere às práticas atreladas ao mercado. Em vista disso, estão cada vez mais buscando novos horizontes e adotando práticas sustentáveis em suas operações.
O dilema do mundo dos negócios: como ser especial entre muitos?
Inicialmente, é fundamental deixar claro que a competição entre empresas, para o mercado neoliberalista, é o motor responsável pelo impulsionamento e pela inovação, bem como pelo crescimento e pelo sucesso. No universo dos negócios globalizados, é necessário reinventar-se constantemente, além de estar sempre preparado para enfrentar novos desafios.
Muitos empreendedores, com o intuito de se destacarem no mercado, acabam focando na qualidade de seus produtos, nos serviços ofertados, investem, também, no aprimoramento contínuo e na inovação. No entanto, nessa equação que visa o “sucesso”, esquecem de uma questão elementar: a sustentabilidade.
Um dos setores energéticos que mais crescem no mundo todo é a captura de energia fotovoltaica. Empresas que investem nesse nicho devem destacar-se em relação às demais. Ou seja, a energia solar para empresa, em síntese, pode servir como um diferencial na indústria no que se refere aos demais concorrentes, além de trazer inúmeros benefícios.
Sabe-se que a energia solar é uma fonte limpa, ou seja, reduz drasticamente a dependência das energias não renováveis (combustível fóssil, gás natural e carvão mineral). Outro ponto que deve ser comentado é que a utilização da energia solar deve reduzir significativamente, também, o custo da energia elétrica. Pensando em longo prazo, é um excelente investimento a se fazer, considerando esse tipo de gasto.
Por conseguinte, a utilização de energia limpa faz com que a empresa seja bem-vista no mercado no que se refere aos próprios consumidores, que estão cada vez mais críticos em relação a essa pauta. A adoção de práticas sustentáveis fortalece a imagem da empresa tanto no cenário internacional quanto nacional. E, por fim, as empresas que investem em sustentabilidade também recebem benefícios fiscais do governo em diversos países.