Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Supermercado em Belo Horizonte cria loja sustentável

Supermercado em Belo Horizonte cria loja sustentável

Por Beth MatiasDesde o piso aquecido até uma usina de biodiesel que irá utilizar óleo de cozinha, tudo no Verdemar é pensado para diminuir os impactos do negócio no meio ambiente e oferecer conforto ao cliente

São Paulo – Como fazer a diferença em um mundo tão globalizado, onde tudo parece tão irritantemente igual? Uma rede de supermercados em Belo Horizonte, a Verdemar, decidiu ir além, inovar e antecipar o futuro. Inaugurou recentemente uma loja totalmente voltada para a sustentabilidade. Algumas das propostas são sofisticadas e com custo elevado, mas outras podem ser adequadas aos pequenos negócios.
Segundo o proprietário da empresa, Alexandre Poni, durante palestra no 27º Congresso de Gestão e Feiras Internacional de Negócios em Supermercados (Apas 2011), a loja é o primeiro supermercado da América Latina que utiliza o dióxido de carbono (CO2) como fluido no sistema de refrigeração, substituindo os atuais refrigerantes sintéticos HCFC / HFC. O resultado é a redução da emissão de poluentes a zero.
Outra inovação é a estação de tratamento de água. O sistema tem como meta reaproveitar 80% do líquido usado no abastecimento da loja. Toda essa água tratada é utilizada em banheiros, limpeza de áreas externas e manutenção de jardins. Os banheiros possuem válvulas de descargas com um acionamento para resíduo líquido e outro para sólido, que também economiza água.
Mas o que vem chamando a atenção do público em geral e, em especial, o feminino, é o aquecimento no piso. Segundo Poni, por estar instalada em uma região fria, a empresa decidiu aquecer o chão da loja. São 1800 m² de piso radiante, sob o qual foram instaladas tubulações para circulação de água quente, gerada por um trocador de calor do sistema de refrigeração.
Além da coleta de resíduos, a rede também coleta computadores. O material é doado a uma organização que utiliza esse tipo de matéria-prima para profissionalização de menores em situação de risco.
Interessante também é a pintura à base de minério de ferro. Situada em uma região onde há muitas minas, a Verdemar decidiu criar uma tinta à base de minério e resina. O depósito do grupo deverá ser pintado da mesma forma.
Em breve, promete o proprietário, a rede terá uma usina de biodiesel, abastecida com óleo de cozinha usado na loja e também entregue por clientes. A usina não só vai evitar que o óleo de cozinha seja descartado na natureza, como também terá um caráter social. O biodiesel produzido, além de ser utilizado em horário de pico, será fonte de renda para projetos sociais.
O investimento em todas as inovações, segundo Poni, foi alto, mas está valendo a pena. “O retorno, por enquanto, não é tangível, mas institucional. Com certeza, estamos ajudando a preservar o planeta e fortalecendo a nossa marca e missão”.

You must login to add a comment.

Posts relacionados