Um mapeamento recente e inédito, realizado pelo SEBRAE junto a empresas acompanhadas pelo Programa ALI, revela como as pequenas empresas brasileiras estão incorporando a inovação em seus negócios.
O Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) é uma iniciativa do SEBRAE com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, que visa fomentar a inovação nas MPEs em todo o território nacional. Para introduzir a inovação nas empresas, os Agentes Locais de Inovação levam às empresas participantes informações e soluções a serem aplicadas de acordo com a realidade de cada uma, sempre de forma continuada.
A pesquisa do SEBRAE, que abrange mais de 34 mil empreendimentos, aponta que somente no ano de 2013, esses negócios executaram mais de 85 mil ações de inovação.
Saiba como:
- Das 85 mil ações de inovação, (54%) foram investimentos na criação de produtos, formas de fabricação ou de distribuição de bens e novos meios de prestação de serviços.
- Das medidas inovadoras implementadas, 14% se referem à produtividade, como diminuição de custos com a redução de desperdícios.
- Dez por cento do total (10%) dizem respeito à qualidade, como a adoção de indicadores para propiciar adequado grau de confiança de um produto, serviço ou processo.
- Outros 9% estão relacionados com tecnologia da informação – investimentos em hardware, software e telecomunicações, por exemplo.
- 8% envolvem ações em design – para a concepção ou reformulação de ambientes, comunicação, produtos ou serviços.
Ainda que em percentual reduzido, o mapeamento apontou que os pequenos negócios também investem em propriedade intelectual (3% das empresas), como a obtenção de registro de indicação geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a cidades ou regiões com notório conhecimento devido a produtos ou serviços.
A sustentabilidade é outra inovação implantada por 2% de micro e pequenas empresas, como o apoio em ações gerenciais que visam à diminuição ou eliminação do impacto ambiental negativo de suas atividades, inclusive adequação à legislação ambiental vigente.
Se o seu negócio ainda não está incorporando a inovação, saiba que no ambiente de micro e pequenas empresas brasileiras, ela é condição necessária e fundamental à competitividade empresarial.
Para aquele empresário que almeja aderir ao Programa ALI, em qualquer localidade do Brasil, o primeiro passo é entrar em contato com uma unidade do SEBRAE, ou localizando o endereço mais próximo neste link http://www.sebrae.com.br/ ou por meio de contato telefônico na Central de Relacionando, no número 0800 570 0800.
Conheça mais conteúdo relacionado à inovação, acessando: