CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sua empresa está incorporando a inovação?

Inovação 2

Um mapeamento recente e inédito, realizado pelo SEBRAE junto a empresas acompanhadas pelo Programa ALI, revela como as pequenas empresas brasileiras estão incorporando a inovação em seus negócios.

O Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) é uma iniciativa do SEBRAE com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, que visa fomentar a inovação nas MPEs em todo o território nacional. Para introduzir a inovação nas empresas, os Agentes Locais de Inovação levam às empresas participantes informações e soluções a serem aplicadas de acordo com a realidade de cada uma, sempre de forma continuada.

A pesquisa do SEBRAE, que abrange mais de 34 mil empreendimentos, aponta que somente no ano de 2013, esses negócios executaram mais de 85 mil ações de inovação.

Saiba como:

  • Das 85 mil ações de inovação, (54%) foram investimentos na criação de produtos, formas de fabricação ou de distribuição de bens e novos meios de prestação de serviços.
  • Das medidas inovadoras implementadas, 14% se referem à produtividade, como diminuição de custos com a redução de desperdícios.
  • Dez por cento do total (10%) dizem respeito à qualidade, como a adoção de indicadores para propiciar adequado grau de confiança de um produto, serviço ou processo.
  • Outros 9% estão relacionados com tecnologia da informação – investimentos em hardware, software e telecomunicações, por exemplo.
  • 8% envolvem ações em design – para a concepção ou reformulação de ambientes, comunicação, produtos ou serviços.

Ainda que em percentual reduzido, o mapeamento apontou que os pequenos negócios também investem em propriedade intelectual (3% das empresas), como a obtenção de registro de indicação geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a cidades ou regiões com notório conhecimento devido a produtos ou serviços.

A sustentabilidade é outra inovação implantada por 2% de micro e pequenas empresas, como o apoio em ações gerenciais que visam à diminuição ou eliminação do impacto ambiental negativo de suas atividades, inclusive adequação à legislação ambiental vigente.

Se o seu negócio ainda não está incorporando a inovação, saiba que no ambiente de micro e pequenas empresas brasileiras, ela é condição necessária e fundamental à competitividade empresarial.

Para aquele empresário que almeja aderir ao Programa ALI, em qualquer localidade do Brasil, o primeiro passo é entrar em contato com uma unidade do SEBRAE, ou localizando o endereço mais próximo neste link http://www.sebrae.com.br/ ou por meio de contato telefônico na Central de Relacionando, no número 0800 570 0800.

Conheça mais conteúdo relacionado à inovação, acessando:

 

 

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga