CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Inovação na pequena empresa


Ter acesso a laboratórios é fundamental para que as empresas de pequeno porte inovem em produtos e processos de produção

Muito se fala da dificuldade da inovação nos pequenos negócios. Ao mesmo tempo, outra corrente afirma que a inovação de fato acontece na pequena empresa em decorrência de sua flexibilidade e velocidade de fazer acontecer. Temos exemplos em diversos setores da inovação, com simplicidade e baixo custo, ocorrendo na pequena empresa.

Para que a empresa seja inovadora, três fatores são relevantes:



1º) Existência de recursos humanos qualificados na pequena empresa – Gente é a diferença! Não é atoa que a Lei de Inovação prevê mais interação entre pesquisador e empresário. A ideia é colocar especialistas tarimbados dentro da empresa. É fundamental fazer chegar estes recursos humanos qualificados nas pequenas empresas.

2º) Acesso a serviços tecnológicos – Para as pequenas empresas, ter capacidade laboratorial própria é financeiramente inviável. A experiência do Sebraetec – programa que facilita o acesso à inovação pela MPE – e as diversas iniciativas do Governo Federal precisam ser mais utilizados e atuarem de forma convergente e complementarmente. O uso de serviços tecnológicos, aproveitando a infraestrutura de laboratórios e instituições de ciência e tecnologia, podem dar um salto qualitativo na capacidade inovadora dos pequenos negócios.  O desafio é articular e fazer chegar.



3º) Crédito – É preciso disponibilizar recursos para que as empresas tenham capacidade de investir em inovação, pois envolve risco e necessidade de investimento. Neste caso, o mix subvenção econômica e crédito, disponível para as empresas de forma simplificada e ágil, faz a diferença.

O Brasil não pode esperar mais que as MPEs realmente invistam em inovação. Daí a importância das conversações entre Sebrae, CNPq, Finep e BNDES para criar uma ambiência institucional que faça chegar estes mecanismos de apoio à inovação nos pequenos negócios.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga