A forma de se comunicar e se relacionar mudou radicalmente a partir da recente evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e sua inserção no cotidiano das pessoas. Há uma intensa atividade digital e um mercado efervescente, especialmente, no Brasil, onde as pesquisas apontam para um crescimento vertiginoso dos negócios nessa área, com a utilização de meios eletrônicos para compra e venda de produtos e serviços, para maior interação de empresas e clientes, a um custo menor e com perspectivas promissoras.
Nos últimos anos, emergiu um novo horizonte de negócios – digitais – e muitas oportunidades para quem pretende se dedicar ao empreendedorismo ou expandir seus negócios. Já vivemos a era do empreendedorismo digital. Trata-se de uma tendência incontestável há muito pouco tempo e fator determinante da competitividade empresarial presente e futura.
Nesta “era da informação”, as empresas inovadoras não podem prescindir das novas tecnologias de informação e comunicação. Muitas delas, hoje gigantes globais, começaram microempresas. Trata-se, portanto, de um segmento de importância crescente para o País.
Essa nova gama de empresas compreende desde aquelas que utilizam essas tecnologias, como forma de agregação de valor, àquelas que nasceram baseadas num ambiente virtual, sinalizando novos modelos de negócios.
O Sebrae está atento às novas tendências e tem atuado em várias frentes, com o propósito de trazer o conceito de inovação para o cotidiano dos pequenos negócios. Por isso, realizou uma sondagem para saber aspectos importantes relativos ao comportamento dos empreendedores digitais.
Chama atenção a escolaridade dos entrevistados: três quartos (75,2%) declararam ter nível superior completo ou acima, sendo que 29% afirmaram já ter concluído ao menos uma pós-graduação. Um quinto dos entrevistados é formado em Ciência da Computação. A maioria desses empresários (89%) é do sexo masculino e tem menos de 30 anos (88,5%). Eles estão majoritariamente (73,7%) nas capitais, sendo que pouco mais de um quarto (26,3%) está em cidades do interior. A Região Sudeste (59,6%) é a que mais concentra esses empreendedores.
O perfil detalhado desses empreendedores digitais está disponível para download (em PDF).