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Slow Fashion pega carona na sustentabilidade

Slow Fashion pega carona na sustentabilidade

As ações para sustentabilidade ganharam ainda mais força depois da pandemia. Várias pesquisas apontam que os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de empresas comprometidas com esta causa. Mas, em tempos de crise econômica e inflação, o mercado consumidor tem a mesma postura?

O movimento Slow Fashion na área de moda aposta que sim. Este modelo produção propõe um ritmo mais lento de lançamento das coleções, uso de tecidos orgânicos e tinturas naturais para reduzir o impacto ambiental. Apenas por produzir menos, a proposta deixa de contribuir para a enorme quantidade de lixo produzida pela indústria da moda. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 87% das fibras produzidas acabam incineradas ou em aterros sanitários.

Entretanto este nicho precisa abusar da proximidade que tem dos consumidores para comunicar, de forma assertiva, os processos de produção, materiais e precificação. Este setor precisa alavancar a rede de contatos através de redes sociais, eventos, feiras e tudo o que possa traduzir a proposta e justificar os valores. Porque, verdade seja dita, nenhum setor escapa da crise e da inflação. Por isto os empreendedores precisam lançar mão de seu melhor produto: a criatividade para uma boa experiência de consumo. Leia mais em: https://www1.folha.uol.com.br/mpme/2022/07/marcas-de-slow-fashion-apostam-em-apelo-sustentavel-para-ganhar-cliente.shtml

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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