Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Seis passos para criar um programa de fidelização de clientes

Seis passos para criar um programa de fidelização de clientes

Em tempos de crise, ter clientes fiéis é essencial para a divulgação e desempenho do negócio

 

fidelizacao_571x411px

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”, ensina Philip Kotler, um dos maiores teóricos do Marketing. É por isso que vale tanto à pena investir na fidelização de clientes. As estratégias de fidelização favorecem o aumento dos resultados dos pequenos negócios, e isso com custo relativamente baixo, se comparado à aquisição de um novo cliente – que normalmente não é lucrativo nos primeiros meses ou anos de negócio.

Para incentivar o cliente a voltar à loja, uma boa estratégia é criar um programa de fidelidade. A ideia é recompensá-lo por ser um consumidor frequente da marca.

Confira dicas para criar um programa de fidelidade no seu negócio:

1) Atendimento
Responsável por grande parte das fidelizações, o atendimento deve ser encarado como um diferencial para o negócio. Um bom atendimento é a porta de entrada e o primeiro passo para conquistar clientes e fazer com que eles mantenham contato com a marca. Por isso, é importante investir em treinamento para funcionários a fim de compreender qual a melhor abordagem para o seu público-alvo.

2) Tratamento VIP
Se você já tem alguns clientes féis à marca, os valorize e invista em um tratamento VIP. Fique atento aos detalhes, um bom exemplo é fazer uma ligação parabenizando-o no dia do seu aniversário, enviando um cupom de desconto especial. Para esses clientes, vale a pena antecipar ofertas e novidades da coleção de roupas. Avalie a criação de um clube de fidelidade com vantagens especiais.

3) Clientes
Sem ser invasivo, tente pegar informações de contato dos seus clientes como nome, e-mail ou telefone para avisá-los do programa e sobre futuras promoções.

4) Recompensas
Para poder estipular recompensas que realmente sejam interessantes para seus clientes é importante conhecê-los bem. Busque contato, converse, escute e conheça-os. Outra dica é procurar monitorar quais produtos esses clientes têm comprado e criar grupos com recompensas similares, conforme o tipo de compra de cada consumidor.

5) Prazo
Após criar um programa de fidelidade, fique atento ao prazo. O ideal é que seja para a vida toda do negócio, caso o contrário é só mais uma promoção da loja. Divulgue o programa desde a primeira compra na loja, fale para os clientes dos benefícios e vantagens.

6) Adesão
Para que um programa traga resultados positivos para a empresa, é necessário um número mínimo de pessoas participando. Para isso, é preciso incentivar a clientela a aderir ao programa. Divulguação dos benefícios e vantagens ajudarão a fortalecer à iniciativa.

Ações recomendadas

– Conheça o curso on-line do Sebrae sobre como Conquistar, Encantar e Surpreender o cliente;

– Acesse o Programa Varejo Fácil do Sebrae e aproveite os seis cursos oferecidos para ter vantagem competitiva no mercado;

– Participe do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (CONAREC) que, em 2015, acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro em São Paulo.

Fonte: Sistema de Inteligência Setorial
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados