CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

RDC – Uma oportunidade de negócio nas compras públicas

RDC – Uma oportunidade de negócio nas compras públicas

RDC_1

Em tempos de Copa e Olimpíadas o espírito empreendedor de quem está ou deseja entrar no mercado começa a ficar incomodado. A mente do empresário passa a perceber melhor os detalhes, ele fica mais atento ao mercado, ao que pode ser encarado como oportunidade de negócio, nesse período em que o mundo todo terá seus olhos voltados para o Brasil.

Apostando no latente empreendedorismo brasileiro e na necessidade de se praticar ações que tragam um desenvolvimento nacional sustentável o governo criou o RDC – Regime Diferenciado de Contratações.

O RDC foi instituído pela Lei nº 12.462, de 2011 e amplia a eficiência nas contratações públicas sendo aplicável exclusivamente às licitações e contratos necessários à realização:

  • dos      Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016;
  • da      Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol Associação – FIFA 2013;
  • da      Copa do Mundo FIFA 2014;
  • de      obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos      das capitais dos estados da federação distantes até 350 km das cidades      sedes dos mundiais;
  • das      ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC;
  • das      obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS;
  • às      licitações e contratos necessários à realização de obras e serviços de      engenharia no âmbito dos sistemas públicos de ensino.

Segundo Jair Santana, o poder de compras governamentais gira em torno do 450 bilhões por ano. Esse montante implica na necessidade de um planejamento eficiente para as aquisições governamentais, fazendo valer a prática da verdadeira política de desenvolvimento econômico e social. Esta política pode e deve envolver as MPE locais, privilegiando e facilitando as contratações de produtos e serviços das mesmas.

Se você vislumbra uma oportunidade de negócio para as áreas que envolvem o RDC, fique atento ao marco regulatório (rol de instrumentos que legislam sobre o assunto) e busque a melhor maneira de vender para o governo.

O RDC é com certeza um caminho mais curto para fazer negócio com o governo. Se a oportunidade existe, porque não aproveitá-la. Afinal de contas a intenção e necessidade do governo é comprar mais rápido, pagar mais rápido e garantir qualidade. E a necessidade de sua empresa, qual é?

Você encontra mais informações sobre o assunto nas apresentações do FOMENTA, evento que divulga oportunidades nas compras públicas: http://www.fomentanacionalsebrae.com.br/downloads e neste link do governo:  http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/compras-eletronicas/regime-diferenciado-de-contratacoes-2013-rdc.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosNovo na comunidade