Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Quer abrir o próprio negócio? Saiba como se organizar

Quer abrir o próprio negócio? Saiba como se organizar

Desemprego em alta, dificuldade de se readequar no mercado de trabalho e também a realização de um sonho. Normalmente, esses são os principais motivos que fazem com que o brasileiro abra um negócio.

 

Um relatório da Global Entrepreneurship Monitor já apontou que empreender é o segundo maior sonho das pessoas que vivem no Brasil. Mas alguns medos e até mesmo certos processos burocráticos fazem com que a ideia nunca saia do papel. Mas, se você está prestes a colocar isso em prática, vamos te ajudar a planejar da melhor maneira para conseguir abrir o próprio negócio.

 

Antes de tudo, é preciso deixar claro que você precisará desenvolver algumas habilidades e conhecimentos. Então se preparar bem vai te dar uma base muito sólida para iniciar esse projeto. Um dos pilares do seu roteiro deve ser exatamente qual negócio você quer abrir. O ideal é que a escolha esteja relacionada com algo que você já tenha afinidade.

De acordo com o IBGE, desde 2015, o Brasil fecha mais empresas do que abre. E muitos desses casos estão relacionados diretamente a problemas de economia. Por isso, é muito válido fazer cursos de gestão e finanças. Isso certamente irá te nortear para a administração da sua firma. 

 

Estude de forma profunda sobre o mercado que você irá atuar. Recolha informações sobre público-alvo, qual a localização em que pretende abrir o negócio, quais serão as despesas iniciais e os principais concorrentes.

 

Durante esse processo, é fundamental construir uma reserva de emergência. Isso porque empreender tem muitos riscos e existe a possibilidade de a empresa não tracionar de forma correta. Você irá passar menos sufoco se algo der errado e se tiver uma quantia para se manter por 6 meses, no mínimo.

 

A partir daí, você irá organizar tudo o que é necessário para abrir o negócio. O que precisa comprar? Escolher bons materiais, desde a cadeira até os equipamentos, para as pessoas trabalharem. Além disso, se precisar de funcionários, considere buscar indicações de pessoas confiáveis e que não vão falhar com você.

 

Capital inicial, fluxo de caixa e capital de giro são alguns termos que você deverá se habituar. Isso porque será necessário fazer cálculos, registrar todas as despesas e os lucros iniciais para conseguir consolidar sua empresa no mercado. Evite fazer empréstimos, principalmente os que têm valores maiores.

 

Seguindo essas dicas, você terá uma solidez maior para conseguir viabilizar o seu negócio da melhor maneira possível. Boa sorte!

You must login to add a comment.

Posts relacionados