CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Quais os passos para montar um consultório odontológico?

Quais os passos para montar um consultório odontológico?

Para se tornar um odontologista de renome, o profissional percorre uma longa jornada. Fases como os estágios durante a graduação e trabalho em clínicas são partes comum do início desse percurso. Quando o dentista se estabiliza no mercado e começa a prestar os serviços como o de aparelho ortodôntico, por exemplo, se torna algo a mais do que um profissional liberal, é necessária uma noção empreendedora administrativa. Veja o que fazer para conseguir montar seu consultório odontológico:

Idealização e planejamento

Idealizar e planejar os seus objetivos em um determinado tempo é uma das chaves de um bom resultado. Perguntas estimativas são algo que profissionais devem manter para que se possa planejar a caminhada até a concretização do objetivo de está administrando o seu próprio negócio, sua própria clínica odontológica.

O investimento é algo imprescindível e se molda aos objetivos almejados. Não só o investimento financeiro é necessário, mas a dedicação de tempo ou de estudo. Para se expandir um negócio amplamente, é necessário um investimento inicial exponencialmente maior. Uma maior rama de especialização acadêmica pode colaborar com esse crescimento.

Análise de mercado

Para conseguir estabelecer e garantir o progresso do consultório odontológico deve se realizar uma avaliação assídua da área de atuação e seu mercado para que se tenha a noção de quais prestações de serviço e das marcas que estão em alta. É através dessa análise que você saberá se posicionar e escolher em que atuará. Mesmo que você tenha apego ao que faz, deverá ter o cuidado de não entrar em setores saturados da odontologia e se frustrar ao ter altos gastos para se manter.

Com isso em mente, o planejamento será complementado e se saberá o que realmente seguir para atingir o público-alvo fiel e ultrapassar a concorrência.

Plano de negócios

O plano de negócios é o próximo passo e deve ser condizente ao máximo com a realidade. A idealização realizada para se desenvolver o planejamento é o objetivo inicial do plano de negócios, com o resultado sendo linear. Assim, com metas distantes e mais próximas, o objetivo será alcançado.

Um plano de negócios eficiente, além de realista, deve ser detalhado, para que não haja incertezas e dificuldades no caminho. As estratégias de marketing, a seleção do público-alvo e da imagem da marca são montadas através desses detalhes e informações, procure sempre pensar em tudo. É por meio do plano de negócios que você vai perceber se essas estratégias estão se saindo bem, assim como o seu próprio atendimento e prestação de serviço.

Para a melhor percepção total das métricas do seu negócio, deve-se procurar por parâmetros objetivos e de fácil compreensão, as chamadas KPI (Key Performance Indicator), que devem ser precisas e na odontologia, são o número de clientes em um determinado período de tempo, por exemplo. As métricas trimestrais aumentam espontaneamente a KPI e possuir um software de gestão pode ajudar muito com a coleta de dados e avaliação de resultados.

Serviços prestados

Os consultórios odontológicos comumente possuem uma variedade de serviços, não se limitando a explorar apenas uma especialidade. Estética, ortodontia, implantodontia, uma diversidade de setores de atuação evita que a clínica fique no prejuízo, já que um pode compensar a clientela que o outro perdeu.

Outro fator é a preocupação quanto a comodidade do cliente, realizar os serviços reivindicados pelo profissional no próprio local, sem precisar se locomover de uma clínica para o outro conquista sua fidelidade. A escolha inteligente dos serviços, fazendo com que os serviços requeridos estejam ligados a alguma de suas especializações, sendo interessante a formação de parcerias.

Nessa fase do projeto é necessário que além dos serviços, sua precificação também esteja definida, além da disponibilidade de equipamentos que deveram ser utilizados em suas sessões. O estudo prévio da precificação pode ajudar com que ela não precise ser alterada no futuro e gerar um possível incômodo no cliente.

Exigências legais

Essa fase é geralmente a mais complicada, então esteja com o foco redobrado. Análise cada exigência da legislação que rege clínicas odontológicas para que não ocorra multas, eventuais punições ou até mesmo o fechamento do consultório no futuro. Os principais órgãos reguladores são a vigilância sanitária, prefeitura e o governo estadual, dando atenção quanto a taxa tributária.

Localização do consultório

A localização do consultório é um dos principais fatores que influenciam no bom fluxo do negócio. Quando bem localizada, a clínica é capaz de chamar mais atenção e por ser bem centralizada e de fácil acesso, recebe uma maior quantidade de pacientes e possui uma ampla rede de clientes em potencial. Esteja atento a todos os elementos que fazem de uma região ideal e bem localizada estrategicamente antes de se estabelecer fixamente. Além da proximidade com seu público-alvo, o consultório ser perto de sua residência te traz um maior conforto e menores despesas.

Equipamentos e mobília

Ter todos os equipamentos necessários para as sessões e para a rede de atendimento faz o seu negócio funcionar. Como já foram identificados anteriormente é ainda mais simples conseguir elas nesta etapa. Priorize materiais de longa duração e estoque somente aqueles que demandem maior frequência de fornecimento. Há os materiais que são universais para o uso dos odontologistas e devem ter prioridade em sua lista como os compressores, fotopolimerizadores, cadeiras odontológicas e negatoscópios.

A mobília e a decoração são um dos fatores que mais chamam a atenção do paciente. Se o local for confortável e esteticamente agradável com toda certeza é um ponto a mais para sua marca. Se seu cliente se sente bem ao adentrar sua clínica e possui uma boa experiência dentro dela, além de um bom atendimento, ele estabelecerá instantaneamente uma boa relação com ela e uma fidelização será possível.

Bom atendimento

Um bom atendimento é o que vai fazer com que o paciente escolha fidelizar com sua clínica. Nesse fator de escolha entra a sua relação com o cliente e como você lidera a situação. A humanização do serviço, ou seja, a personalização na forma do tratamento e a total atenção no que o paciente pensa e tem a dizer é extremamente relevante. A percepção de um tratamento “especial” muda totalmente a forma como te vêm.

Além do seu atendimento como dentista, o atendimento dos demais funcionários do consultório também são levados em conta, já que costumam ter mais contato com o cliente. É importante que todos os prestadores de serviço possuam um treinamento para que possam transmitir os ideais e valores da clínica na hora de se relacionarem com o público. A coleta de feedback é essencial e pode ser feita por diferentes métodos como oNPS (Net Promoter Score) o CES (CustomerEffort Score) e a caixa de sugestões tradicional.

Divulgação e marketing

A escolha da forma de divulgação e marketing é basicamente a forma de impactar e captar leads para sua clínica, se preocupando em mantê-los adquirindo seus serviços. A publicidade é a fachada do seu negócio nas redes sociais, ela transmite a autoridade e fortalece a relação de confiança com o público sendo imprescindível por todo o processo.

O marketing digital é uma dessas vertentes e age nas diferentes mídias e redes sociais. Com a força da internet, se tornou mais fácil atingir um maior número de pessoas, seja por um simples post, por anúncios pagos, por publicações em site e blogs ou por técnicas de email-marketing. Investir em marketing é investir na continuação e no crescimento do seu negócio.

O planejamento do seu marketing é importante para que quando executado respeite o Código de Ética Odontológica que regula essa tendência e apresenta além das normas gerais da publicidade, regras específicas para o setor odontológico. Além disso, deve está sempre atento as novidades, pois as técnicas de captação estão sempre evoluindo e se reinventando.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Vinicius CalazansEntrou no jogo

Estratégias e planejamento para mídias digitais. Especialista em campanhas publicitárias e criação de conteúdo para redes sociais, marketing de conteúdo, especialista em otimização de busca para o Google e outros buscadores. Estratégias para aumentar posicionamento de websites para a primeira página do Google. Desenvolvimento de campanhas publicitárias no Facebook, Google, Instagram, Twitter, Pinterest e Youtube. Campanha orgânica, links patrocinados e e-mail marketing. SEO, Google ADS. Controle de posicionamento da marca com base nos 4P's do marketing, suporte e criação de conteúdo para vídeos. Elaboração de relatórios de análise para mídias digitais com controle e planos de ação de acordo com as oscilações do público da marca.

Me siga