1. Márcia, Realmente o momento está permeado de incertezas para todo lado, mas em algum momento isso tudo irá passar e então vamos torcer para a roda da economia girar novamente não é mesmo?! A Arquitetura está cada vez mais está contando com a tecnologia para aumentar a produtividade, rapidez e precisLeia mais

    Márcia,

    Realmente o momento está permeado de incertezas para todo lado, mas em algum momento isso tudo irá passar e então vamos torcer para a roda da economia girar novamente não é mesmo?!

    A Arquitetura está cada vez mais está contando com a tecnologia para aumentar a produtividade, rapidez e precisão dos projetos.Nesse sentido o investimento em equipamentos e programas é essencial , mas nem sempre acessível facilmente a um investimento compatível com sua possibilidade.  A ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (link abaixo) tem um acervo bastante grande de informações mais específicas e direcionadas para escritórios de arquitetura que não teríamos espaço para lhe responder adequadamente –  sugerimos uma pesquisa mais aprofundada lá!.  Outros dois portais que podem lhe ajudar são os do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e o do IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil. A partir dele você poderá ir para o seu Estado / DF e com isso conseguir informações mais detalhadas e adequadas à sua realidade!

    http://www.asbea.org.br/

    https://www.caubr.gov.br/

    https://iab.org.br/

    E abaixo colocamos o link da Ideia de Negócio “Como montar um escritório de Arquitetura” com muitas informações que podem lhe ajudar nessa empreitada:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-escritorio-de-arquitetura,cbb32f06cd841510VgnVCM1000004c00210aRCRD

    E por fim, algumas informações da ABDI sobre a plataforma BIM, que tem mudado bastante o panorama da arquitetura e de projetos como um todo:

    https://www.abdi.com.br/noticias/bim

    Abraços, felicidades e sucesso!!

     

    Ver menos
  2. Prezado, Os caprinos (bodes, cabras e cabritos) estão entre os animais com melhor adaptabilidade em termos de climas e relevos. Naturalmente é preciso escolher a raça mais adequada ( a melhor, não existe, tenha isso em mente!) para seu microclima. Sugerimos uma pesquisa mais técnica nos links abaixoLeia mais

    Prezado,

    Os caprinos (bodes, cabras e cabritos) estão entre os animais com melhor adaptabilidade em termos de climas e relevos. Naturalmente é preciso escolher a raça mais adequada ( a melhor, não existe, tenha isso em mente!) para seu microclima. Sugerimos uma pesquisa mais técnica nos links abaixo, até para definir raça, manejo reprodutivo (reprodutor ou inseminação), sistema de criação (intensivo, misto, extensivo), mão-de-obra exclusiva (fator decisivo, fundamental – um dos maiores gargalos da atividade!), destinação do leite produzido, escoamento da produção e muitos outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

    Portanto, as cabras se ajustam sim, ao clima, mas o negócio precisa se ajustar às cabras.

    Serenidade nas escolhas e sucesso nos negócios!

    https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos

    https://www.cpt.com.br/busca/artigos/como-montar-um-capril-para-30-cabras-leiteiras

    http://www.caprileite.com.br/

    https://www.facebook.com/CAPRIPAULO

    Ver menos
  3. Prezado(a), Como já deve ser de seu conhecimento, o setor de rochas e granitos, na fase de mineração e extração é bastante intensivo no consumo de água, energia elétrica, geração de resíduos e rejeitos, bem como a emissão de CO² e sendo, por isso mesmo, bastante fiscalizados pelas autoridades competLeia mais

    Prezado(a),

    Como já deve ser de seu conhecimento, o setor de rochas e granitos, na fase de mineração e extração é bastante intensivo no consumo de água, energia elétrica, geração de resíduos e rejeitos, bem como a emissão de CO² e sendo, por isso mesmo, bastante fiscalizados pelas autoridades competentes como o INEA, por você mesmo(a) citado na questão. Pela pergunta parece que seu interesse é na etapa de distribuição e comercialização de mármore, granito e outras rochas ornamentais e agregados para a construção civil. Nessa etapa, apesar de também ser necessária a observância e cumprimento das normas, os impactos são bem menores do que na extração mineral. De todo modo não há como “pular” as etapas exigidas para o licenciamento, pós licenciamento e atenção à fiscalização. No link do INEA (abaixo) as informações mais detalhadas podem ser verificadas. Conforme critérios de porte e potencial poluidor do negócio, a Prefeitura também pode ser a autoridade delegada para as orientações preliminares à operação do negócio propriamente dito.

    Ou seja, para não ser multado é obrigatório seguir as especificações do INEA (estadual) e também das Prefeituras, quando for o caso. Qualquer outra conduta ou atalho buscado gerará um alto risco posterior aos responsáveis técnicos e proprietários do negócio.

    Com relação à destinação dos rejeitos e resíduos, o Instituto de Química da Unicamp (SP) estava desenvolvendo uma pesquisa para minimizar a destinação incorreta das sobras do processo produtivo . Talvez valha a pena conhecer como estão esse estudos hoje (veja abaixo no link).

    Num trabalho do CETEM – Centro de Tecnologia Mineral (anexo o capítulo 9) há toda uma descrição técnica de procedimentos para o tratamento desses resíduos. A complexidade e extensão do processo não caberia nessa resposta,por isso anexamos o conteúdo.

    Temos no Sebrae algumas ações positivas no setor no Estado do Espírito Santo junto com o Sindirochas e alguns de seus associados,como por exemplo a ANPO – Assoc. Noroeste de Pedras Ornamentais, parceira do Sebrae ES em muitas iniciativas de apoio ao setor e seus negócios. No link da Associação (abaixo) há também uma biblioteca com informações técnicas e comerciais do setor. Sugerimos verificar e entrar em contato com alguma associação em sua localidade ou próxima. Com certeza eles terão conhecimento e experiência para lhe apoiar.

    No Sebrae de seu Estado (RJ) você pode procurar informações sobre o Sebraetec, plataforma de apoio tecnológico com até 70% de subsídio (desconto) em algumas das suas necessidades tecnológicas e do processo produtivo.

    Continuamos à disposição e desejamos sucesso em seu empreendimento.

    http://www.inea.rj.gov.br/inea-licenciamento-pos-licenca-e-fiscalizacao/perguntas-frequentes/

    Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2017/04/24/o-que-fa

    http://anpo.com.br/

    Ver menos
  4. Prezado(a), Empreender é sempre uma decisão importante e estratégica e envolve sempre, RISCOS. Se assumirmos que risco é a adversidade multiplicada pela probabilidade dela ocorrer, o momento atual está recheado de riscos. Outra máxima do mundo dos negócios diz respeito ao risco/recompensa e basicameLeia mais

    Prezado(a),

    Empreender é sempre uma decisão importante e estratégica e envolve sempre, RISCOS. Se assumirmos que risco é a adversidade multiplicada pela probabilidade dela ocorrer, o momento atual está recheado de riscos. Outra máxima do mundo dos negócios diz respeito ao risco/recompensa e basicamente se refere ao fato de que quanto maior o risco, maior será a recompensa.

    Não conhecemos seu “apetite” para o risco (exemplo: você viajaria 300 km SEM ESTEPE no seu carro ?!). Pois é, isso torna impossível uma resposta “certa”, do tipo, manda bala ou, no outro extremo, fica quieto e investe seu capital em outra coisa! A sua leitura do momento, aliada à experiência, capital disponível e disposição ao risco é que vão lhe dar a resposta “certa”. Informações técnicas você acha no site do Sebrae, Sinduscon, Sienge, CBIC e outros, mas verifique se é confortável e não trará riscos acima do necessário para você e quem de você depende.

    A construção é um mundo em termos de empreendimentos: um apartamento gera 4(quatro) empregos diretos e aciona, via demanda derivada e compras de produtos e serviços, 62 diferentes setores relacionados (marcenaria, serralheria, móveis, vidros, pintores, etc. etc). Se seu desejo é aproveitar a “onda” do coronavírus em algo momentâneo e específico, a tendência seria prosseguir seus esforços de planejamento e preparação; caso contrário, continue estudando bem o setor para diminuir seus riscos, acompanhando as informações específicas e aguardando um momento mais favorável.  Veja nos arquivos, quais são as preocupações do momento e veja como você se posiciona em relação a elas.

    PPT Webinar Construção Civil Filipe

     

    PPT Webinar Construção Civil – Jefferson

    Ver menos