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Primeiros passos para se tornar um fornecedor do governo

Primeiros passos para se tornar um fornecedor do governo

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Existem oportunidades em diversas áreas para vender seus produtos e serviços na esfera federal, estadual e municipal. A participação em licitações públicas pode ser uma alternativa importante para seu negócio. Dessa forma, as compras públicas são caminhos interessantes a serem buscado por sua empresa. Os interessados em se tornar um fornecedor do governo precisam conhecer as etapas para que o negócio possa se concretizar. Para começar conheça um pouco sobre o SICAF.

O que é o SICAF?

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF é um sistema automatizado de informações através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para o governo. O sistema amplia as opções de compras do governo federal e permite o acompanhamento do desempenho dos fornecedores cadastrados. O cadastro é realizado sem ônus, possui validade anual em todo o território nacional e todo ano ele deve ser renovado.

O SICAF constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal e é mantido pelos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais – SISG (Decretos nº 1.094, de 23 de março de 1994 e nº 4.485, de 25 de novembro de 2002).

Quais os benefícios para o fornecedor?

  • Cadastramento único na Administração Pública Federal;
  • Desburocratização do processo de cadastramento e habilitação parcial;
  • Divulgação, em nível nacional e maior velocidade na atualização de seus dados cadastrais e de habilitação parcial;
  • Seleção do fornecedor com base na linha de fornecimento de material/serviço;
  • Redução dos custos de manutenção do cadastro de sua empresa junto aos órgãos/entidades do Governo Federal;
  • Maior transparência e oportunidade de participação em processos licitatórios.

Conheça sobre o cadastramento

Para realizar o cadastramento deve-se acessar: www.comprasnet.gov.br, clicar na aba “acesso livre” e na opção “Sicaf”. Feito o cadastramento, é necessário validá-lo junto a qualquer unidade cadastradora da administração pública federal localizada nas diversas unidades da federação. A lista dessas unidades está disponível no endereço: www.comprasnet.gov.br, depois clique em: acesso livre>sicaf>consulta.

O cadastro compreende os seguintes níveis:

  1. Credenciamento;
  2. Habilitação Jurídica;
  3. Regularidade Fiscal Federal;
  4. Regularidade Fiscal Estadual/Municipal;
  5. Qualificação Técnica e
  6. Qualificação econômico-financeira.

Passo a passo para o cadastramento:

Veja abaixo etapas importantes que sua empresa deverá seguir para obter sucesso no cadastramento. Dentro da página do Comprasnet, siga os seguintes passos:

  1. consultar o Manual do Fornecedor disponível na opção Publicações/Manual;
  2. o fornecedor que já possui login e senha do Comprasnet deverá utilizá-los para iniciar o cadastramento, na opção Acesso Restrito/Fornecedor;
  3. o fornecedor que ainda não possui login e senha deverá obtê-los na opção Acesso Restrito/Fornecedor no link: https://www3.comprasnet.gov.br/SICAFWeb/public/pages/default.jsf;
  4. acessar a Página ‘Fornecedor’ e preencher os formulários eletrônicos relativos ao Credenciamento;
  5. preencher os formulários eletrônicos referentes aos demais níveis (opcional); e
  6. validar o cadastramento em uma Unidade Cadastradora, mediante apresentação da documentação exigida para cada nível disponível no Manual do SICAF.

Com essa etapa cumprida, sua empresa pode buscar as oportunidades disponíveis e tornar-se um fornecedor do governo. Conheça mais acessando: VENDER PARA O GOVERNO: O que preciso saber para participar de licitação pública?  

Outras informações sobre compras institucionais, acesse: http://sebraemercados.com.br/?author=25.

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Comentários ( 2 )

  1. olá pessoa Lista de Fornecedores de Altíssima Qualidade com os Melhores Preços do Mercado! acesse o link http://bit.ly/aprendaserumfornecedor

  2. Acredito que o caminho mais rápido para vender para o Governo ainda seja contratar uma assessoria.

    Você terá uma equipe disponível e conseguirá conquistar contratos em pouco tempo.

    Ademais, o tempo que o empresário terá que dispor para busca diária de editais, preparação, organização, gestão de documentos,cadastro em portais de compras, entre outros. Honestamente não vale a pena…

    O investimento é menor que o valor de um CLT e o retorno é certo!

    Qualquer duvida mande um whatsapp para 011 94249-1001 que terei prazer em responder!

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