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Pós venda: como fidelizar os seus clientes?

Pós venda: como fidelizar os seus clientes?

Alcançar e atrair clientes é o que toda empresa precisa para manter suas atividades e saúde financeira saudável, mas fidelizar esses clientes traz resultados ainda maiores que a prospecção do público alvo. 

É muito mais vantajoso para uma prestadora de serviços de manutenção de ponte rolante, fidelizar seus clientes do que estar sempre em busca de novas empresas que necessitem do seu trabalho.

Não que a busca por novos consumidores deva parar, mas evitar que seus clientes continuem consumindo com você é o que te impulsiona no mercado, como ponto de referência de seus produtos ou serviços.

Em outras palavras, um cenário em que uma empresa fideliza seus consumidores pode trazer muito mais benefícios que só atrair novos clientes, por esse motivo, o pós venda é tão importante em uma organização.

Pensando nisso, trouxemos o passo a passo de como fidelizar os seus clientes através de um pós venda eficiente e assim, se tornar uma referência no seu mercado de atuação. Vamos lá?

O que é o pós venda?

Para saber como funciona é preciso primeiramente entender do que se trata. dessa forma, podemos dizer que o pós venda é todo e qualquer suporte oferecido aos consumidores após uma venda ou contratação de serviço.

Ou seja, todos os processos posteriores ao ato de vender, como um contato por e-mail, o envio de um cupom de compras no aniversário, descontos para segunda compra, entre outras.

Uma indústria alimentícia, por exemplo, pode ser cliente de uma fábrica de equipamentos industriais, como uma depiladeira de suínos e nesse caso, um dos fatores determinantes para a empresa de alimentos continuar adquirindo os produtos dessa fábrica é o suporte oferecido por ela.

Agora que você já sabe como funciona, preparamos 2 passos de como utilizar o pós venda na fidelização dos seus clientes.

Suporte e feedback 

O suporte unificado a um pedido de feedback, promove um diferencial muito grande entre outras empresas, pois quem oferece um geralmente não oferece o outro. O conceito do suporte consiste em auxiliar seu cliente com o produto ou serviço adquirido.

E além disso, demonstrar para o cliente que seu interesse sempre foi oferecer uma solução para alguma questão e não o produto em si. Já o conceito de feedback é simples: reação a um estímulo, ao solicitar um feedback, o cliente oferece uma opinião.

A opinião deve ser ouvida e levada em consideração, o feedback oferecido pelo cliente também servirá como referência para avaliar a utilidade do produto, o grau de satisfação, o custo-benefício e muito mais.

Descontos

Uma das maneiras mais eficientes de fidelizar os clientes no pós-venda é com a oferta de descontos e promoções, afinal quem não gosta de descontos?

Esse método pode ser realizado em forma de cartão fidelidade ou uma espécie de cashback, em forma de crédito para a próxima compra.

Digamos que uma pessoa está fazendo um trabalho de isolamento em sua residência  e compra em sua loja uma manta térmica para telhado, ao receber um desconto na próxima compra a probabilidade de que ela compre os restantes dos materiais com você é maior.

Esses passos, são a forma mais eficiente de realizar um pós venda eficiente para fidelizar seus clientes, agora que você já sabe como realizá-lo, o que acha de colocar em prática no seu negócio?

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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