Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Porque Investir no Varejo de Materiais para Construção

Neste ano, os brasileiros devem gastar mais de 95 bilhões de reais com material para construção.  Veja o infográfico da exame.com, resultado de um estudo realizado pela consultoria de varejo Gouvêa de Souza, no qual mostra, entre outros dados, que esse mercado é dominado por pequenas lojas de bairro.

Varejo Material Construção_InfoObserve a proporção das vendas de material para construção por tipo de comércio: são justamente as lojas com até dez funcionários que mais se destacam. De acordo com o estudo, mesmo com o setor mostrando um ritmo de desaceleração, causado principalmente por materiais de base como cimento, areia, vidro e ferragens, as lojas menores não serão afetadas diretamente.

A página eletrônica do Sebrae, referente ao comércio varejista para material de construção, também revela o impacto positivo no setor proveniente da Copa do Mundo FIFA 2014.

O segmento de Material de construção e Ferragens sofrerá impacto no aumento da demanda tanto na fase pré-evento quanto na fase do evento. Crê-se que mesmo na realização das grandes obras, em que as compras são realizadas em grandes quantidades diretamente com os fabricantes, o comércio se beneficia das compras complementares e emergenciais.

A demanda tende a crescer por parte dos consumidores domésticos, que realizam pequenos reparos, que enfeitam as ruas e suas casas para celebrar o evento, gerando, em especial, oportunidades para o comércio de tintas e insumos para obras. As oportunidades detectadas pelo Sebrae na função Material de construção e Ferragens foram comercialização de:

  •  Espelhos, vidros e tintas;
  • Máquinas e equipamentos, equipamentos de segurança e ferragens;
  • Ferragens, madeira e material elétrico;
  • Insumos gerais para obras.

As oportunidades para micro e pequenas empresas associadas ao segmento de materiais de construção e ferragens sofrerão também o impacto da Internet, que possibilita o acesso do consumidor a empresas de grande porte, que permitem a comparação entre peças, a compra on-line com entrega programada, entre outros serviços. No entanto, essa forma de venda ainda é pouco explorada pelas MPEs do segmento. Por isso, para que essas empresas possam atingir, de forma mais ampla, seus consumidores, será necessária a adoção de novos canais de venda que agreguem valor a essas empresas e as tornem competitivas.

Empresários do setor também precisam incluir a qualidade de atendimento ao cliente entre os principais focos estratégicos do negócio. Hoje, o consumidor insatisfeito não perdoa. Além de usar os recursos legais para fazer suas reclamações, ele dissemina nas redes sociais o seu aborrecimento. Seja através de um simples desabafo ou postando vídeos enfurecidos, a despeito de que esses possam vir a lhe causar até prejuízos piores. No meio disso tudo, enquanto esse consumidor insatisfeito ganhou público, a loja reclamada ganhou imagem negativa em sua marca.

Para evitar situações similares, convém à estratégia do negócio definir que o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) que vá além dos parâmetros legais estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor. O que vai exigir investimentos em pessoas, tecnologia e estrutura.

Estabelecer uma relação com o cliente deve ser o foco. Quando este tem a finalidade de transformar o cliente em um radar, com monitoramento e captação das tendências de mercado, o resultado tende a ser muito mais valor para a marca.  Principalmente se no desdobramento da estratégia a empresa decidir fazer um SAC reverso: que consiste em ligar para alguns clientes de forma sistematizada e perguntar sobre sua satisfação. Ou seja, pesquisar no lugar de aguardar por reclamações.

Saiba mais sobre esses temas em:

Acompanhe as oportunidades da Copa do Mundo FIFA no Portal Sebrae 2014

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados