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Por que Investir no Segmento de Eventos Verdes em Brasília

Eventos Verdes Brasília_CapaPorque Brasília tem vocação para Eventos Verdes. A cidade foi concebida com parques e jardins entre as quadras do plano piloto. O verde está por toda parte e, integrado aos espaços construídos, simboliza a vocação da cidade para uma urbanização ambientalmente correta, sustentada por ciclos produtivos economicamente ecológicos.

Esse cenário, planejado para harmonizar gramados e concretos, foi palco do XII Encontro Verde das Américas. O evento buscou soluções para os problemas ambientais locais e globais, por meio da troca de experiências entre autoridades de diversos países, que discutiram problemas e soluções para enfrentamento das questões socioambientais.

A Carta Verde das Américas 2013 – resultado do Encontro – conclui que, para enfrentar de forma coerente e coordenada as crises econômica, social e do meio ambiente que acometem o mundo, será necessária a ação dos diversos setores da sociedade. Conclamando, portanto, a todos a se conscientizarem para o consumo racional dos recursos naturais, indispensáveis à construção da vida e ao equilíbrio econômico do planeta.

Foi nesta direção que a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) realizou um Congresso Internacional em Brasília no ano passado. Com o compromisso de quantificar e compensar o impacto ambiental do evento em suas edições da região Sudeste e Centro-Oeste, a Associação escolheu o projeto da Pequena Central Hidrelétrica Garganta da Jararaca de Mato Grosso.

Como funciona?

A compensação ambiental ou neutralização de carbono é realizada através da aquisição de créditos de carbono provenientes de projetos ambientais certificados, obedecendo-se os critérios definidos no Programa Evento Neutro e no Protocolo de Kyoto.

E é nesta mesma direção que Brasília tem razões significativas para se comprometer. A cidade, juntamente com suas 31 regiões administrativas, desempenha uma economia fortemente voltada para o setor de serviços. Atividade na qual a capital do Pais obteve um crescimento de 3,0% do PIB em 2012 (comparado a 2011) situando-se muito acima da média nacional, conforme divulgado em abril deste ano pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan.

Foi também no ano passado que se confirmou a previsão de que o mercado de eventos expandiria para além da já alta representatividade econômica que detinha. Comparado a 2011, o crescimento no número de encontros mundiais na capital foi de 69% em 2012. Fato que levou a cidade à terceira posição no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, sigla em inglês), classificada apenas atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nesse mercado em franca expansão da economia local estão 120 organizadoras de grande porte e outras 500 prestadoras de serviços — considerando firmas de sonorização, bufê, manobristas e recepcionistas. Para eles, a expectativa é que em 2013 haja um crescimento de 30% sobre quase R$ 2 bilhões registrados no DF no ano passado.

O que caracteriza uma empresa desse segmento?

É uma empresa organizadora de evento carbono neutro aquela que, além de estar comprometida com os serviços que realiza, considera mudanças de padrões de comportamento, de produção e consumo em toda a sua cadeia produtiva e adota práticas sustentáveis em suas rotinas, antes, durante e depois da realização de cada evento, com o objetivo de redução contínua das suas emissões de gases do efeito estufa (GEE).

O processo de organização de um evento carbono neutro está dividido em três momentos distintos:

  • A medição e registro das emissões;
  • A implementação de ações e processos que visem a redução de gases de efeito estufa; e
  • A compensação das emissões que não puderem ser evitadas.

Tendência mundial

A adoção de modelos de produção e consumo capazes de combater o aquecimento global é uma tendência mundial e se revela em todos âmbitos da sociedade. A conservação dos recursos naturais, o combate ao desperdício e o uso de fontes de energia renováveis, são a chave para uma economia de baixo carbono e representam oportunidades de negócio.

A economia verde é um desafio para as empresas e representa, ao mesmo tempo, ameaça e oportunidades. Entre as oportunidades estão a redução de custos com maior eficiência no consumo de energia e insumos, reaproveitamento de resíduos nos sistemas de produção, maior eficiência operacional e logística. O desenvolvimento sustentável está relacionado com a melhoria da imagem das companhias, associada à governança corporativa.

No entanto, ainda que a questão ambiental seja uma preocupação dos empreendedores da área de organização de eventos, a falta de fornecedores, bem como a informação sobre o tema, é um obstáculo no avanço das iniciativas.

Diante deste cenário, empresas organizadoras de eventos com foco em sustentabilidade devem preocupar-se em desenvolver estratégias articuladas com clientes e fornecedores, bem como estabelecer parcerias com os demais componentes da cadeia produtiva do segmento de turismo, para difundir a cultura da sustentabilidade.

Um modelo que alinhará a gestão do negócio à tendência do mercado, especialmente para empresas organizadoras de eventos corporativos, visto que pesquisas realizadas entre 2007 e 2011, mostraram que o percentual de empresas atuantes no Brasil que afirmaram ter uma política ambiental subiu de 58% para 64%.

A relevância alcançada pelo tema é percebida pela atribuição de responsabilidade na estrutura de comando: em 2007, 52% das empresas relataram que a gestão ambiental era assunto estratégico, enquanto que, em 2011, este percentual representou 75%.

Para mais informações sobre Organizadora de Eventos Carbono Neutro, acesse o link abaixo do Centro Sebrae de Sustentabilidade:

 

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