CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

PME Brasil: incorporando a excelência na gestão de seu negócio

PME Brasil: incorporando a excelência na gestão de seu negócio

PME_Central

Melhorar a qualidade da gestão e aumentar a competitividade do próprio negócio é objetivo premente em todas as pequenas organizações. Muitas vezes o caminho para alcançar esse propósito pode parecer árduo demais, principalmente se identificado por meio de uma avaliação subjetiva.

Por isso, contar com a análise de especialista sem que, para tanto, precise investir pesadamente na contratação desse profissional tem sido a trajetória percorrida por um número cada vez mais expressivo de micro e pequenas empresas brasileiras.

Como elas estão fazendo? Ano a ano, aumenta o número de micro e pequenas empresas que buscam o MPE Brasil. Em 2012, mais de 82 mil empresas se inscreveram ao prêmio de competitividade. Em 2013, das 93 mil organizações de todo o país que iniciaram o processo, mais de 42 mil completaram o processo concorrendo às premiações.

A Paixão por Vencer das empresas participantes da etapa nacional do ciclo 2012 está retratada na publicação do MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que relata a história de empreendedores brasileiros que superaram desafios e atingiram resultados positivos com processos mais eficientes. Pequenos negócios localizados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Paraná se consagraram vencedores.

A iniciativa desses empresários rendeu reconhecimento para os setores da indústria, do comércio, de serviços e de agronegócios, em segmentos bastante distintos. O Destaque de Inovação foi concedido à Oníria Software de Londrina (PR), que atua no mercado de jogos para computadores, atualmente organizada em duas frentes: uma de Games ou outra de Simuladores.

O Prêmio

Promovido pelo Sebrae Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o “MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Participam da etapa nacional as empresas vencedoras na etapa estadual, com base no desempenho da pontuação e nas práticas de gestão.

O fato é que as empresas participantes ganham muito mais que reconhecimento. Um estudo realizado pela Serasa Experian com 245 organizações que utilizaram o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) revelou que essas empresas apresentaram evolução em seu faturamento, com aumento do lucro e realização de mais investimentos.

Os principais resultados da pesquisa, que comparou as participantes com a média dos resultados econômico-financeiros das empresas dos mesmos setores de atuação, apontou que investimento acima da média do mercado e evolução financeira superior às empresas do setor são os principais resultados obtidos.

Independente da pontuação obtida, a organização do prêmio oferece diagnóstico gratuito do atual estágio da gestão das MPEs participantes. Documento que baliza a atuação empresarial na busca pela excelência e a perspectiva de uma nova inscrição no ciclo seguinte. Para participar, é preciso ter mais de um ano no mercado e receita bruta de até R$ 3,6 milhões anuais.

Saiba mais em: Benefícios de Participar e conheça o Regulamento para participar da edição do Prêmio MPE Brasil 2014.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga