Embora seja um tema comum no mundo empresarial, muitas empresas nunca fizeram um plano de marketing. Algumas sobrevivem, muitas resistem bravamente e aprendem aos trancos e barrancos. Mas outras fracassam.
Quando se fala em marketing, muitas ideias podem surgir. Algumas pessoas acreditam que marketing é um privilégio ou uma necessidade apenas de grandes empresas. Outras têm uma visão muito simplista e acreditam que fazer marketing se resume a distribuir panfletos ou, atualmente, ter um website e enviar mensagens constantes para uma mailing list.
Esta forma limitada de ver o marketing pode gerar muito desperdício de recursos, pois é grande o risco de investir em mercados inadequados, serviços desnecessários e ações promocionais ineficientes. Ao longo do tempo, isso pode culminar no fracasso de um empreendimento e transformar o sonho de uma vida em um pesadelo.
O plano de marketing não é uma garantia de sucesso para uma empresa, mas diminui muito as chances de errar e facilita a implementação de ações adequadas ao seu mercado de atuação, captação de clientes, aumento das vendas e lucratividade do negócio.
Assim, é importante ter consciência de que o Plano de Marketing na pode ser mais um documento que deve ficar guardado na gaveta. Ele é uma ferramenta de gestão que deve ser, regularmente, utilizada e atualizada.
Para saber mais, leia o Plano de Marketing Para Pequenos Meios de Hospedagem, na Biblioteca Sebrae. Lá você encontrará sugestões dos nossos especialistas para inovar e impulsionar seu negócio, além de ficar por dentro das novidades do mercado de Hospedagem.