O SEBRAE lançou uma ferramenta gratuita para a elaboração do plano de marketing
Ao pensar em marketing muitas vezes nos esquecemos do quanto é complexo esse termo. É possível trabalhar com os 4 P’s para deixar mais claro: Produto, Preço, Praça e Promoção. O que eles significam?
O marketing envolve o desenvolvimento do produto para atender as necessidades do cliente (produto), o posicionamento para seu público-alvo (preço), o local onde será distribuído para o consumidor final (praça) e a forma como será comunicado ao cliente (promoção). É comum pensar apenas na promoção e esquecer das demais partes.
Para ajudar, o SEBRAE lançou o uma nova ferramenta na qual a empresa que desejar pode organizar seu plano de marketing e consolidar informações relevantes para seu próprio desenvolvimento, gratuitamente. O Click Marketing não é uma poção em que colocamos os ingredientes e ele apresenta uma resposta, mas sim uma ferramenta de auxílio que ajuda a organizar o pensamento e a fazer o plano de desenvolvimento para a empresa.
Ao observar essa ferramenta, podemos reparar como algo tão simples e básico é muitas vezes ignorado pelas empresas. Muitas vezes isso acontece não por má vontade, mas sim por falta de uma estrutura que ordene as informações e as torne legíveis dentro de um processo de gestão estratégica. Vale lembrar: planejar sempre demanda algum volume de tempo do empresário, mas certamente menos do que o tempo que se gasta caminhando sem direção.
Hugo Henrique Roth Cardoso
Da Unidade de Acesso a Mercados