Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Planejamento estratégico empresarial: confira as principais informações sobre o assunto

O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é o processo em que empresas definem o melhor caminho a ser seguido em um determinado período de tempo, visando atingir um ou mais objetivos. Esse planejamento pode envolver desde a definição de metas até a tomada de decisões.

Qual a importância do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo que pode e deve ser feito por todos os tipos de empresas. Desde pequenas até grandes empresas, de todos os ramos.

Seus principais benefícios são:

  • Visão clara de objetivos para a organização;
  • Tomadas de decisão mais assertivas;
  • Melhor distribuição e priorização de tarefas;
  • Maior grau de comprometimento da equipe;
  • Prevenção de problemas;
  • Maior produtividade e qualidade na entrega das atividades;
  • Redução de desperdício e retrabalho;
  • Posição de mercado forte a longo prazo;

Como fazer o planejamento estratégico?

O primeiro passo para fazer o planejamento estratégico é analisar e definir a situação atual da empresa. Essa análise pode ser feita a partir da metodologia da matriz SWOT. Esse estudo se concentra em descobrir os pontos fortes, reconhecer as fraquezas, encontrar as oportunidades e prevenir as ameaças das organizações.

Com o estudo feito, é preciso ir além, usando as informações obtidas anteriormente para saber qual a direção que a empresa deve seguir, incluindo uma ordem de prioridade. Nessa etapa avalia-se diversos critérios, entre eles o tamanho do mercado.

Depois de recolher as informações dos critérios, chega a hora do desenvolvimento. Essa é a hora em que começa a ser definido o planejamento estratégico de fato. O planejamento se concentra em 5 componentes principais: declaração de visão, declaração de missão, metas e objetivos, plano de ação e frequência de atualização do plano.

Para definir suas metas e objetivos, pode ser utilizada a metodologia BSC (Balanced Scorecard)Planejamento estratégico empresarial. Essa metodologia orienta os esforços e recursos das empresas em ações coordenadas com foco na estratégia e baseada em 4 princípios: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva interna, perspectiva de aprendizagem e crescimento.

Depois de passar por todas os componentes do planejamento, é hora de definir como será feito o acompanhamento de cada etapa e das metas estipuladas.

Ajuda da tecnologia no seu planejamento estratégico

Para facilitar a realização do seu planejamento estratégico, você pode contar com a ajuda de um software de planejamento estratégico.

Essa ferramenta facilita o monitoramento da execução do plano estratégico, com tudo num só lugar (diagnóstico estratégico, mapa estratégico, objetivos e metas…). Além disso, por ser na maioria das vezes um software na nuvem, é possível ser acessado em qualquer lugar e por qualquer usuário. Também por estar na nuvem, as organizações não correm o risco de perder dados, pois nesse tipo de sistema todos os dados são armazenados com segurança e passam por rotinas de backup.

You must login to add a comment.

Posts relacionados