Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Planejamento estratégico empresarial: confira as principais informações sobre o assunto

O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é o processo em que empresas definem o melhor caminho a ser seguido em um determinado período de tempo, visando atingir um ou mais objetivos. Esse planejamento pode envolver desde a definição de metas até a tomada de decisões.

Qual a importância do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo que pode e deve ser feito por todos os tipos de empresas. Desde pequenas até grandes empresas, de todos os ramos.

Seus principais benefícios são:

  • Visão clara de objetivos para a organização;
  • Tomadas de decisão mais assertivas;
  • Melhor distribuição e priorização de tarefas;
  • Maior grau de comprometimento da equipe;
  • Prevenção de problemas;
  • Maior produtividade e qualidade na entrega das atividades;
  • Redução de desperdício e retrabalho;
  • Posição de mercado forte a longo prazo;

Como fazer o planejamento estratégico?

O primeiro passo para fazer o planejamento estratégico é analisar e definir a situação atual da empresa. Essa análise pode ser feita a partir da metodologia da matriz SWOT. Esse estudo se concentra em descobrir os pontos fortes, reconhecer as fraquezas, encontrar as oportunidades e prevenir as ameaças das organizações.

Com o estudo feito, é preciso ir além, usando as informações obtidas anteriormente para saber qual a direção que a empresa deve seguir, incluindo uma ordem de prioridade. Nessa etapa avalia-se diversos critérios, entre eles o tamanho do mercado.

Depois de recolher as informações dos critérios, chega a hora do desenvolvimento. Essa é a hora em que começa a ser definido o planejamento estratégico de fato. O planejamento se concentra em 5 componentes principais: declaração de visão, declaração de missão, metas e objetivos, plano de ação e frequência de atualização do plano.

Para definir suas metas e objetivos, pode ser utilizada a metodologia BSC (Balanced Scorecard)Planejamento estratégico empresarial. Essa metodologia orienta os esforços e recursos das empresas em ações coordenadas com foco na estratégia e baseada em 4 princípios: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva interna, perspectiva de aprendizagem e crescimento.

Depois de passar por todas os componentes do planejamento, é hora de definir como será feito o acompanhamento de cada etapa e das metas estipuladas.

Ajuda da tecnologia no seu planejamento estratégico

Para facilitar a realização do seu planejamento estratégico, você pode contar com a ajuda de um software de planejamento estratégico.

Essa ferramenta facilita o monitoramento da execução do plano estratégico, com tudo num só lugar (diagnóstico estratégico, mapa estratégico, objetivos e metas…). Além disso, por ser na maioria das vezes um software na nuvem, é possível ser acessado em qualquer lugar e por qualquer usuário. Também por estar na nuvem, as organizações não correm o risco de perder dados, pois nesse tipo de sistema todos os dados são armazenados com segurança e passam por rotinas de backup.

You must login to add a comment.

Posts relacionados