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Pesquisa de mercado: o que é e quando fazer?

Pesquisa de mercado: o que é e quando fazer?

A pesquisa de mercado é o meio pelo qual uma empresa ou um negócio, coletam informações de forma sistemática para entender e analisar o comportamento do mercado. 

A importância da pesquisa de mercado vai muito além da coleta de dados, ela envolve também todo o processo de análise e monitoramento dessas informações. Com elas é possível estruturar o plano de negócio da sua empresa, aumentando as chances de impulsionar suas decisões para o caminho do sucesso.

É uma ferramenta acessível a qualquer empresa, tanto as de grande quanto as de pequeno porte. A seguir veremos mais detalhes sobre o que é, quais dados relevantes ela pode disponibilizar e quando é indicado realizá-la. 

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite à empresa fazer o planejamento, coletar e analisar os dados referentes a um ou mais negócios. Essas informações ajudam as empresas a tomarem decisões mais seguras e assertivas em relação aos seus empreendimentos.

Ela permite que o empreendedor potencialize os resultados que está buscando para ter uma boa gestão empresarial. Com ela é possível definir a qualidade dos produtos e serviços, realizar ajuste de preços, ter conhecimento sobre o perfil dos clientes e claro, observar o que a concorrência está oferecendo.

 

Tipos de pesquisa

Os tipos de pesquisas variam conforme as informações que se deseja obter e para qual objetivo específico a pesquisa será realizada. Os tipos mais comuns são:

  • Hábitos dos clientes
  • Preferências
  • Imagens da marca
  • Intenções de compra
  • Tendências no mercado
  • Previsão de demanda

Há duas maneiras utilizadas para coletar informações necessárias e favoráveis a um novo negócio ou às inovações que uma empresa deseja implementar em sua gestão. São elas:

 

Pesquisa primária 

Que ocorre quando a pesquisa é realizada pela própria empresa. Assim, é feita internamente, utilizando de seus próprios recursos disponíveis. Sendo assim,  ela coleta apenas os dados que necessita para utilizar em suas estratégias empresariais.

Nessas pesquisas são geralmente utilizados os seguintes métodos:

  • Entrevistas
  • Questionários
  • Estudo de caso
  • Pesquisas

 

Pesquisa secundária 

Ocorre quando é contratado um especialista para coletar ou fazer análise dos dados coletados e também utilizar pesquisas de instituições públicas, como o IBGE. Normalmente as secundárias possuem um custo menor e sua obtenção é rápida, já que a maioria das pesquisas já foi divulgada.

Os métodos utilizados são:

  • Livros
  • Artigos
  • Publicações de organizações públicas
  • Registros

Quando fazer uma pesquisa de mercado?

Há momentos que são imprescindíveis realizar uma pesquisa de mercado, a seguir veremos alguns exemplos dessas situações:

Antes de iniciar um novo empreendimento  

Quando você vai abrir uma nova empresa é importante levar em consideração pontos que podem impactar de maneira positiva ou negativa o empreendimento. Entre esses pontos destaca-se a localização que se encontrará a empresa, a identidade da marca, tecnologia envolvida, etc.

A pesquisa de mercado também deve ser utilizada para novos produtos ou serviços, assim é fundamental levar em consideração a opinião e o comportamento dos clientes, eles trazem novas percepções e maneiras de melhorar o projeto. Um exemplo disso é a função beta que vários aplicativos disponibilizam para que usuários possam testar e dar sugestões de melhorias ou reportar erros.

 

Antes de entrar em mercados que sejam desconhecidos

Ter dados e informações pertinentes ao entrar em novos mercados evita que você invista em projetos que podem ser um erro e atrapalhar o controle de gastos da sua empresa. Então, ter conhecimentos sobre os clientes que pretender atrair, e descobrir o máximo possível desse novo nicho, tem o potencial de te fornecer a segurança necessária para dar o próximo passo de expandir ou tentar novos mercados. 

 

Caso queira planejar nova estratégia de marketing

Conhecer as condições do mercado e ter uma ideia das estratégias de seus concorrentes, além de ter saber o que atrai seus clientes, pode indicar o sucesso do projeto. E para estratégias de marketing as informações vindas da pesquisa são essenciais, elas norteiam toda tomada de decisão tanto na hora de planejar quanto na hora de executar.

Utilizando ferramentas para o seu consumidor ideal, voltadas a impactar e conquistar com ações criativas e de baixo custo, são capazes de te ajudar a ser um destaque no mercado e assim alavancar seu empreendimento. 

Como funciona o passo a passo?

A pesquisa de mercado segue algumas etapas e é possível ter variações dependendo do objetivo e da finalidade ao qual ela se dispõe. Mas no geral, se orientam pelos seguintes passos: 

 

  1. Definir os objetivos da pesquisa – tudo aquilo que você precisa saber e que seja fundamental para dar andamento aos seus projetos.
  2. Definir o público-alvo – de quais e quantas pessoas você precisa da opinião, para ter dados relevantes.
  3. Criar o modelo de pesquisa – qual método irá utilizar, por questionário, entrevista, enquetes(online), etc.
  4. Aplicar o modelo de pesquisa – aplique o método escolhido no seu público alvo.
  5. Colha as informações – dependendo do método pode ser um processo demorado, aqui você colhe todos os dados pertinentes à sua pesquisa.
  6. Analisar os resultados – nessa etapa você analisa todos os dados recolhidos, elabora relatórios, tabelas, cruzando e comparando informações, e procura as possíveis soluções para o que foi analisado.

 

Conclusão

Como vimos, a pesquisa de mercado é de vital importância para quem deseja empreender, seja ao abrir um novo negócio, seja lançar um novo produto ou até mesmo quando deseja se aventurar por um nicho diferente do seu.

Ela te ajuda a entender o que os seus clientes querem e esperam dos seus produtos e serviços, além de te alertar daquilo que funcionou ou não funcionou para os seus concorrentes. Ao utilizar as pesquisas como guia para conhecer o mercado, é possível que você obtenha um novo rumo ao seu negócio e evite o fracasso. 

Então, siga o passo a passo do planejamento, foque na qualidade das pesquisas, e tenha assim, um melhor resultado para aumentar as chances de ter sucesso na sua empreitada.

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