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Guilherme Medeiros
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Como lançar um produto novo no mercado?

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Trabalho com construção civil, estou lançando um produto inovador na minha região de atuação mas sofro com cabeça fechada de profissionais de gerações passadas que não querem se adaptar a produtos inovadores.

Como fazer para quebrar essa barreira na cabeça das pessoas antigas? Como tirar o “eu sempre fiz assim e nunca deu problema” ou “time que ganha não se mexe!”, quando lançar um produto novo no mercado?

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  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Guilherme. Não tem como lançar um produto no mercado sem definir, inicialmente, 2 pontos fundamentais: posicionamento e público-alvo. Investir em um novo produto é uma decisão difícil para qualquer empresa ou empreendedor. Para oferecer algo de valor real para os consumidores é preciso muita segurança – e claro, informação.

    1- Posicionamento

    Posicionamento é o lugar que você quer ocupar nos corações e mentes dos seus clientes, é a ideia que você quer que surja na mente deles quando sua marca é citada ou seu logo visualizado. O posicionamento retrata aquilo que sua marca faz melhor que as outras concorrentes e é responsável por fazer seu público preferi-la. Defina claramente seu posicionamento para poder lançar um produto de sucesso.

    2- Público-alvo

    Você definiu o benefício principal que vai oferecer ao mercado. Mas quem está interessado nele? A melhor maneira de descobrir isso é por meio de uma pesquisa de público-alvo. Com ela, você poderá descobrir o perfil sociodemográfico e comportamental das pessoas que se interessaram pelo benefício de seu produto. Com esses dados, você poderá criar uma persona, uma representação ficcional de um comprador típico de seu produto, e usá-la para direcionar seus esforços de comunicação de forma muito mais assertiva.

    3- Teste o conceito do produto

    Se você quer mesmo saber como lançar um produto no mercado com reais chances de sucesso, acostume-se com isso: fazer pesquisas e testar ideias e conceitos. Um teste de conceito de produto com seu público-alvo pode avaliar seu verdadeiro potencial de atender às necessidades dos clientes, sua aceitação no mercado, sua atratividade e o quanto ele desperta a vontade de ser experimentado.

    4- Crie nome, logo e slogan

    E teste com o conceito do produto testado, é hora de começar a pensar em sua identidade visual, nome e outros elementos de comunicação que vão fazer seu público se identificar com ele e entender seus benefícios e posicionamento. Os 3 elementos principais desse passo devem ser testados para avaliar seu grau de receptividade e realizar possíveis ajustes, se for preciso.

    5- Defina a embalagem e teste

    Seu produto vai ser vendido a granel? Provavelmente não. Agora que você já tem o logo, o nome e o slogan que agradam seu público alvo, é hora de chamar um designer para criar a embalagem. E, para ter certeza de que ele acertou, faça um teste e garanta maiores chances de sucesso ao lançar seu produto.

    6- Crie a campanha de lançamento

    Você pode usar mídias impressas ou em mídias sociais, anúncios no Google e no Facebook, marketing de conteúdo e diversas outras ações de marketing. As ações de marketing digital podem ter seus resultados avaliados com ferramentas analíticas disponibilizadas na internet. Mas, no caso de filmes publicitários e anúncios impressos, que muitas vezes representam os mais altos investimentos, é necessário um teste adequado de conceitos e ideias, para evitar o desperdício desses recursos.

    7- Tudo pronto? Teste o produto antes do lançamento

    Agora que você já tem um produto definido, inclusive com embalagem, você deve fazer um teste usando, de preferência, fotos e até filmes de um protótipo do produto dentro e fora da embalagem, para se certificar de que tudo está no caminho certo. Você acha que fazer todas essas pesquisas vai ser caro e complicado? Saiba que hoje as pesquisas digitais são a solução ideal para fazer tudo isso de forma ágil e com custo acessível.

     

    Fonte: https://mindminers.com/blog/como-lancar-um-produto-no-mercado/

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