Trabalho com construção civil, estou lançando um produto inovador na minha região de atuação mas sofro com cabeça fechada de profissionais de gerações passadas que não querem se adaptar a produtos inovadores.
Como fazer para quebrar essa barreira na cabeça das pessoas antigas? Como tirar o “eu sempre fiz assim e nunca deu problema” ou “time que ganha não se mexe!”, quando lançar um produto novo no mercado?
Boa tarde Guilherme. Não tem como lançar um produto no mercado sem definir, inicialmente, 2 pontos fundamentais: posicionamento e público-alvo. Investir em um novo produto é uma decisão difícil para qualquer empresa ou empreendedor. Para oferecer algo de valor real para os consumidores é preciso muita segurança – e claro, informação.
1- Posicionamento
Posicionamento é o lugar que você quer ocupar nos corações e mentes dos seus clientes, é a ideia que você quer que surja na mente deles quando sua marca é citada ou seu logo visualizado. O posicionamento retrata aquilo que sua marca faz melhor que as outras concorrentes e é responsável por fazer seu público preferi-la. Defina claramente seu posicionamento para poder lançar um produto de sucesso.
2- Público-alvo
Você definiu o benefício principal que vai oferecer ao mercado. Mas quem está interessado nele? A melhor maneira de descobrir isso é por meio de uma pesquisa de público-alvo. Com ela, você poderá descobrir o perfil sociodemográfico e comportamental das pessoas que se interessaram pelo benefício de seu produto. Com esses dados, você poderá criar uma persona, uma representação ficcional de um comprador típico de seu produto, e usá-la para direcionar seus esforços de comunicação de forma muito mais assertiva.
3- Teste o conceito do produto
Se você quer mesmo saber como lançar um produto no mercado com reais chances de sucesso, acostume-se com isso: fazer pesquisas e testar ideias e conceitos. Um teste de conceito de produto com seu público-alvo pode avaliar seu verdadeiro potencial de atender às necessidades dos clientes, sua aceitação no mercado, sua atratividade e o quanto ele desperta a vontade de ser experimentado.
4- Crie nome, logo e slogan
E teste com o conceito do produto testado, é hora de começar a pensar em sua identidade visual, nome e outros elementos de comunicação que vão fazer seu público se identificar com ele e entender seus benefícios e posicionamento. Os 3 elementos principais desse passo devem ser testados para avaliar seu grau de receptividade e realizar possíveis ajustes, se for preciso.
5- Defina a embalagem e teste
Seu produto vai ser vendido a granel? Provavelmente não. Agora que você já tem o logo, o nome e o slogan que agradam seu público alvo, é hora de chamar um designer para criar a embalagem. E, para ter certeza de que ele acertou, faça um teste e garanta maiores chances de sucesso ao lançar seu produto.
6- Crie a campanha de lançamento
Você pode usar mídias impressas ou em mídias sociais, anúncios no Google e no Facebook, marketing de conteúdo e diversas outras ações de marketing. As ações de marketing digital podem ter seus resultados avaliados com ferramentas analíticas disponibilizadas na internet. Mas, no caso de filmes publicitários e anúncios impressos, que muitas vezes representam os mais altos investimentos, é necessário um teste adequado de conceitos e ideias, para evitar o desperdício desses recursos.
7- Tudo pronto? Teste o produto antes do lançamento
Agora que você já tem um produto definido, inclusive com embalagem, você deve fazer um teste usando, de preferência, fotos e até filmes de um protótipo do produto dentro e fora da embalagem, para se certificar de que tudo está no caminho certo. Você acha que fazer todas essas pesquisas vai ser caro e complicado? Saiba que hoje as pesquisas digitais são a solução ideal para fazer tudo isso de forma ágil e com custo acessível.
Fonte: https://mindminers.com/blog/como-lancar-um-produto-no-mercado/
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