Como escolher o melhor ponto comercial?
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Uma boa localização pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
Estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local
para o outro é favorável ao desenvolvimento de praticamente todos os tipos
de empresa.
Os fatores básicos que devem ser analisados para escolha do ponto são:
• Acesso: Facilidade de acesso por meio de transportes coletivos; rua
conhecida; corrente de tráfego; a não obrigação do cliente de cruzar
a pista contrária; estacionamento no local do imóvel, ou bem próximo;
facilidade de visibilidade da loja; etc.
• População: Verificação da renda; quem são os clientes e os consumidores em potencial; quais são os hábitos e o comportamento de compra
(locais onde realizam suas compras); grau de fidelidade com estes locais;
freqüência de compras; motivos que os levam até os locais; etc.
• Imóvel: Defina a área ideal para sua loja em m²; avalie, dentre as opções de imóveis disponíveis, a que mais se aproxima em m² (tanto maior
como menor); térreo é melhor que sobrado, ou prédio; com bom fluxo
de pessoas em frente da loja; verifique as leis municipais de zoneamento
para o seu tipo de atividade empresarial, etc.
• Concorrência: Identifique quem são, quantos são e onde estão os concorrentes; a concorrência, neste momento, deve ser avaliada em razão
das suas estratégias de localização, isto é, deve ser entendida assim: onde
tem geograficamente ocorrido a expansão, ou mesmo o fechamento,
das lojas dos seus principais concorrentes. Cabe destacar, também, que
aquilo que às vezes parece ser não o é de fato. A proximidade de lojas
com produtos semelhantes (concorrentes diretos) pode ser benéfica
para vários segmentos do varejo