Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Pensando em abrir uma padaria? Saiba o que é preciso para começar

Pensando em abrir uma padaria? Saiba o que é preciso para começar

O empreendedorismo está no sangue dos brasileiros. Afinal de contas, quem nunca pensou em ser o próprio patrão e realizar o sonho de ter uma empresa? E isso não é apenas uma informação vaga. Dados do Monitor Global de Empreendedorismo apontam que, em 2022, 60% das pessoas têm o desejo de ter um negócio.

 

O painel é produzido, há mais de 23 anos, pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).

 

É importante destacar também que o microempreendedorismo é base da economia nacional. E uma das mais populares é a tradicional padaria. Por isso, se você pensa em montar uma, há algumas dicas para fazer a formalização. Olha só!

 

Faça um planejamento detalhado

Detalhe exatamente quanto tempo deverá para fazer todas as etapas até a abertura da padaria. Lembre-se de traçar metas factíveis, que possam ser plenamente cumpridas. Analise o mercado, perfil dos clientes, fornecedores, concorrentes, e defina o carro-chefe dos produtos.

 

Escolha do local

Outro fator fundamental é fazer a escolha correta de onde a padaria será aberta. Pense no todo. No caso de uma padaria, certifique-se de que há uma boa movimentação de pessoas. Estar em um bairro residencial é ótimo, mas em um lugar em que há empresas variadas pode ser melhor.

 

Além disso, existem algumas obrigações por parte do empresário. Entre elas, está a regularização do imóvel, seja com escritura ou contrato de locação. 

 

Defina a modalidade

Para fazer a escolha correta, é preciso saber se vai ter sócios ou não. São quatro opções:

  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
  • Sociedade Limitada (LTDA).
  • Empresário Individual.

 

Regularização dos documentos necessários

Talvez essa seja a parte mais burocrática. Mas, certamente, é tão fundamental quanto as outras. Há uma série de documentações que precisam ser expedidas para que a padaria esteja dentro dos conformes para funcionar:

 

  • Documentos pessoais do dono ou dos sócios.
  • Contrato de locação, já reconhecido em cartório.
  • Inscrições estaduais e municipais.
  • Licenças como alvará de funcionamento e vigilância sanitária.

 

Há um certo trabalho até se conseguir abrir, de fato, as portas do negócio – neste caso, a de uma padaria. É preciso ter uma quantia para investimento em capital de giro, equipamentos, e contratar mão de obra.

Isso sem se esquecer de parceiros comerciais, como distribuidora de gás e de alimentos, essenciais para o funcionamento da padaria. Com determinação e com o planejamento ideal, a possibilidade de sucesso aumenta consideravelmente.

You must login to add a comment.

Posts relacionados