O empreendedorismo está no sangue dos brasileiros. Afinal de contas, quem nunca pensou em ser o próprio patrão e realizar o sonho de ter uma empresa? E isso não é apenas uma informação vaga. Dados do Monitor Global de Empreendedorismo apontam que, em 2022, 60% das pessoas têm o desejo de ter um negócio.
O painel é produzido, há mais de 23 anos, pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).
É importante destacar também que o microempreendedorismo é base da economia nacional. E uma das mais populares é a tradicional padaria. Por isso, se você pensa em montar uma, há algumas dicas para fazer a formalização. Olha só!
Faça um planejamento detalhado
Detalhe exatamente quanto tempo deverá para fazer todas as etapas até a abertura da padaria. Lembre-se de traçar metas factíveis, que possam ser plenamente cumpridas. Analise o mercado, perfil dos clientes, fornecedores, concorrentes, e defina o carro-chefe dos produtos.
Escolha do local
Outro fator fundamental é fazer a escolha correta de onde a padaria será aberta. Pense no todo. No caso de uma padaria, certifique-se de que há uma boa movimentação de pessoas. Estar em um bairro residencial é ótimo, mas em um lugar em que há empresas variadas pode ser melhor.
Além disso, existem algumas obrigações por parte do empresário. Entre elas, está a regularização do imóvel, seja com escritura ou contrato de locação.
Defina a modalidade
Para fazer a escolha correta, é preciso saber se vai ter sócios ou não. São quatro opções:
- EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
- Sociedade Limitada (LTDA).
- Empresário Individual.
Regularização dos documentos necessários
Talvez essa seja a parte mais burocrática. Mas, certamente, é tão fundamental quanto as outras. Há uma série de documentações que precisam ser expedidas para que a padaria esteja dentro dos conformes para funcionar:
- Documentos pessoais do dono ou dos sócios.
- Contrato de locação, já reconhecido em cartório.
- Inscrições estaduais e municipais.
- Licenças como alvará de funcionamento e vigilância sanitária.
Há um certo trabalho até se conseguir abrir, de fato, as portas do negócio – neste caso, a de uma padaria. É preciso ter uma quantia para investimento em capital de giro, equipamentos, e contratar mão de obra.
Isso sem se esquecer de parceiros comerciais, como distribuidora de gás e de alimentos, essenciais para o funcionamento da padaria. Com determinação e com o planejamento ideal, a possibilidade de sucesso aumenta consideravelmente.