Por Marcelo Araújo
Da ASN
Um formato totalmente inovador e interativo para transmitir o conhecimento. Assim está funcionando o Papo de Negócio, capacitação empresarial que realizada pelo Sebrae na internet desde a última quarta-feira (14) até o dia 23 de novembro, como parte da Semana Global do Empreendedorismo. Promovida pela Endeavor, a Semana Global tem no Sebrae um dos principais parceiros.
Inspirado nos MOOCs, modelo de sucesso nas principais universidades norte-americanas, o evento virtual conta com três profissionais para discutir temas relacionados a Empreendedorismo Digital. Um deles é Bel Pesce, autora do livro A Menina do Vale, uma das mais bem-sucedidas empreendedoras no cenário internacional.
MOOCs em português significa Cursos On line Abertos e Massivos. O sistema é adotado em instituições de ensino superior dos Estados Unidos como Stanford, Harvard, MIT e Princeton. O formato chama a atenção de especialistas de educação a distância (EAD) e educação on line pela sua capacidade de atender com qualidade a centenas de milhares de alunos.
O Papo de Negócio marca a estreia do Sebrae no universo dos MOOCs. O evento funciona como uma mesa-redonda de uma entrevista coletiva durante cinco dias úteis. Os participantes da mesa serão “entrevistados” pelo público. Em debate, temas como comércio eletrônico, aprendizagem pela web e desenvolvimento de games.
A dinâmica teve início com um vídeo de cada palestrante, publicado no site no dia 14, para despertar no internauta o interesse sobre os pontos abordados pelos palestrantes. Os vídeos têm como finalidade motivar e incentivar o público a enviar perguntas para a “entrevista coletiva”. Além de propor questões, a plateia pode votar nas perguntas propostas e apontar as mais importantes. Diariamente, de 19 a 23 de novembro, cada convidado responderá às perguntas mais votadas por meio de vídeos postados em um canal do YouTube.
Junto com a dinâmica, os internautas recebem uma newsletter diária com a síntese das principais respostas dos convidados. Também haverá socialização em espaços como o Twitter, pelas hashtags, e pelo serviço VoiceThread (fórum multimídia).
Os convidados
O Papo de Negócio terá em sua mesa-redonda virtual três participantes: Bel Pesce, da startup Lemon; Edson Mackeenzy, fundador do portal Videolog; e Felipe Matos, empresário da Startup Farm.
Nascida em São Paulo, Bel Pesce mudou-se para os Estados Unidos aos 17 anos, onde foi admitida no renomado Massachussetts Institute of Technology (MIT). Enquanto fazia a graduação e o mestrado, ela descobriu a vocação para o empreendedorismo. Hoje, aos 24 anos, tem reconhecimento internacional como empreendedora bem-sucedida.
O livro A Menina do Vale narra a trajetória de Bel no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), área de renome mundial pelo empreendedorismo e inovação. A obra virou best-seller e teve mais de meio milhão de downloads em sua versão gratuita, no formato e-book, em menos de um mês, o que pode ser considerado um fenômeno. No Papo de Negócio, Bel falará sobre Como o empreendedorismo pode mudar sua vida.
Edson Mackeenzy, do Videolog, abordará o tema Desafios do Empreendedorismo Digital no Brasil, a partir da própria experiência no ramo em que enfrenta a concorrência do YouTube. Felipe Matos, que se destacou no cenário empreendedor internacional aos 16 anos, tratará de Caminhos para o sucesso no empreendedorismo digital.
Para participar, basta fazer a inscrição no site http://papodenegociosebrae.wordpress.com/.