Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Os 3 pilares para planejar seu estoque

Os 3 pilares para planejar seu estoque

Você já passou pela situação de estar com produtos sobrando dentro do estoque que só estão acumulando poeira? Ou então a procura foi tão grande que você acabou ficando sem produtos e teve que procurar novos em cima da hora para não perder clientes?

As duas situações são bem ruins, certo? Ninguém quer ter o estoque sobrando nem faltando, o ideal é sempre ter um equilíbrio. Imagina só uma empresa de ACM fachada não ter o material correto para uma instalação?

Ou uma hamburgueria ter todos os seus produtos com vencimento próximo da data parados no estoque? São situações inaceitáveis e que podem causar um prejuízo enorme para qualquer negócio. 

Pensando nisso, separamos os 3 pilares mais importantes para você conseguir planejar seu estoque e ter o equilíbrio perfeito!

1. Equipe de gerenciamento

O primeiro pilar para manter o estoque sempre equilibrado são justamente a sua equipe. Toda empresa tem pessoas que gerenciam e fazem a contagem dos produtos, fazem a solicitação quando falta e avisam quando sobra. 

Estes funcionários são essenciais para um gerenciamento balanceado, sem muitas sobras mas também sem que os produtos faltem. Por conta disso, é essencial ter a atenção delas voltadas para esta área. 

É fundamental ter uma equipe por trás de cada inventário. Se você colocar uma pessoa que não exerce essa função, os resultados podem ser catastróficos e gerar perdas absurdas para seu negócio. 

Imagine só uma empresa de materiais, anunciar que tem um produto específico, como máquinas de solda elétrica, receber uma encomenda, e descobrir que este produto não tem no estoque mas constava ter?

Isso pode gerar processo, reembolso, reenvio, perda de cliente, e muitos outros fatores que fazem com que seu empreendimento fique mal falado pelas pessoas. 

2. Processo de contagem do estoque

Muitas empresas acreditam ter um sistema rotativo de contagem, trabalhando de forma semanal ou mensal, porém essa é uma forma equivocada, já que ele deve ser contado de forma diária. 

Existem vários fatores que reforçam o fato da contagem dia a dia: giro, popularidade, volume de clientes em datas específicas e por aí vai. 

Claro que essa regra não se aplica a todos os produtos, por isso, é necessário analisar quais mais são vendidos, quais têm uma procura menor, entre outros fatores. 

O processo de contagem de estoque é um pilar essencial para sempre manter o controle, otimizar tempo e fazer com que você saiba exatamente os dados de cada parte de seu inventário. 

3. Sistemas auxiliares

O último pilar é justamente o recurso mais novo: a tecnologia. Claro que não podemos depender apenas de um sistema para gerenciar todo o estoque, porém, eles funcionam para otimizar os processos e ajudar o contador de maneira efetiva. 

Preste muita atenção nos softwares usados, como eles se enquadram dentro de seu negócio, se existe um painel elétrico industrial bem desenhado e alinhado com o seu objetivo.

Automatize alguns processos rotineiros e que possam deixar sua equipe cansada, ajude na contagem de forma que não atrapalhe e que realmente seja efetiva. Uma boa tecnologia ao lado pode ser a chave para um sistema completo e integrado de contagem de estoque. 

O estoque é peça chave para qualquer negócio que possui produtos físicos, por isso, ter o equilíbrio do mesmo é fundamental para que você não sofra com prejuízos por ter produtos a mais ou a menor. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados