A Marinha Brasileira é um importante órgão público que também pratica a compra através de processos de licitação. Diversas modalidades são aplicadas para divulgar seu interesse em adquirir bens e serviços, mas o principal atualmente, segundo a equipe do Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro (COMRJ), é o Pregão.
O Pregão Eletrônico é ainda mais utilizado. Em 2012 foram 145 pregões eletrônicos em face de 2 pregões presenciais. E está é a principal modalidade através da qual as micro e pequenas empresas podem participar e ganhar seus processos licitatórios.
Como um dos componentes das forças armadas brasileiras, a Marinha tem sua estrutura organizada em sistemas e departamentos. O sistema responsável pela aquisição de bens e serviços é o de Abastecimento, onde encontra-se o COMRJ (Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro).
O COMRJ divulga as licitações através de:
- Site Comprasnet (http://www.comprasnet.gov.br);
- Classificados de jornais;
- E do próprio site: http://www.comrj.mar.mil.br.
A Marinha Brasileira (MB) tem interesse pelos mais diversos nichos de mercado. Em seus editais ela pode demandar:
- Gêneros alimentícios;
- Fardamentos;
- Viaturas de Serviços;
- Materiais de Saúde;
- Materiais Comuns (cama, mesa e banho, materiais de limpeza, utensílios de cozinha, material de combate a incêndio, bandeiras, mastros, insígnias, etc.);
- Combustíveis, lubrificantes e graxas;
- Sobressalentes (peças de reposição para as máquinas e equipamentos, etc.).
Para o empresário que está interessado em vender para a MB é relevante citar ainda que no ano passado o potencial de compras da Marinha girou em torno dos 440 milhões de reais. É uma excelente oportunidade para alinhar sua empresa na rota das compras públicas.
Vender para a Marinha é vantajoso nos mais variados aspectos e alguns deles são:
- Certeza de receber;
- Garantia de vender um determinado volume durante um certo tempo, exceto no caso da Ata de Registro de Preço (ARP);
- Vender em grande escala;
- Oportunidade de estruturação da empresa;
- Possibilidade de fornecer para diversos países do Sistema OTAN de Catalogação.
Importante! Busque informações sobre cadastramento no SICAF e atuação no Comprasnet nos links específicos respectivamente: Primeiros passos para se tornar um fornecedor do governo e Conheça o Comprasnet, o portal de compras do governo.
Conheça os detalhes de como fornecer para a Marinha fazendo download da apresentação “Marinha – Fomenta 2013” na página do Fomenta, evento que divulga oportunidade em compras públicas: http://www.fomentanacionalsebrae.com.br/downloads.
Quer saber mais sobre contratação com outras empresas e órgãos públicos e novidades sobre compras institucionais, acesse: http://sebraemercados.com.br/?author=25.