CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Opções de negócios nas redes sociais

Opções de negócios nas redes sociais

Opções de negócios nas redes sociais

Em um mundo conectado, as opções de negócios nas redes sociais criam uma série de oportunidades para os empreendedores digitais.

O boom das redes sociais nos últimos anos, projetou estes canais digitais em diversas áreas, mais sabidamente, a das comunicações, mas também criou um campo fértil para outros negócios online.

Da prestação de serviços na área do marketing digital, a vendas online e desenvolvimento, de aplicativos e cursos online, as redes sociais ganharam nestes últimos tempos um protagonismo em diversas áreas, e criaram uma indústria de bilhões de reais.

Não é para menos, reunindo milhões de usuários e potenciais clientes, as mídias sociais criaram uma audiência que o empreendedor digital pode trabalhar e transformar em lucro.

Neste artigo vou mostrar algumas das opções de negócios nas redes sociais que você pode explorar, tanto para promover o seu negócio quanto para criar um negócio online para você mesmo.

Principais oportunidades de negócios nas redes sociais

Abaixo vou listar algumas das melhores opções de negócios nas redes sociais, que você poderá usar como diretriz para montar um negócio online, ou então prestar serviços relacionados ao ambiente de mídias sociais.

1 – Vendas Online

Embaladas pela onda no Social Commerce, compra e venda através das redes sociais, muitas pessoas e empresas montaram estruturas de vendas online muito eficientes.

As opções são muitas. Em primeiro lugar, destaco o que se convencionou chamar de F-commerce, ou seja, o e-commerce através do Facebook.

A plataforma oferece diversas ferramentas para isso, que vão desde a promoção de produtos e serviços, como veremos mais adiante, como também uma estrutura completa para montar uma loja virtual no Facebook.

Fazendo uma dobradinha com o Facebook, temos o Instagram, que quando integrado a plataforma, possibilita a criação de uma estrutura de vendas também no Instagram.

Além disso, essa é uma das principais plataformas para divulgação de negócios nas redes sociais para alguns setores. Veja mais informações sobre como vender pelo Instagram, clicando aqui.

Entre as diversas opções para vender pela internet, estas são as que apresentam o menor custo de estrutura, por isso mesmo, muitas pessoas físicas estão aproveitando esta oportunidade para ganhar dinheiro online.

Para saber mais, sugiro a você que leia um artigo bastante abrangente que publiquei sobre essa assunto no blog da Academia do Marketing, sob o título Como Vender Pelas Redes Sociais.

2 – Marketing Digital

Essa é a área que oferece o maior número de oportunidades, justamente por estar na essência das redes sociais.

Para ter sucesso em marketing nas redes sociais, as empresas buscam cada vez mais agências e freelancers de marketing digital para fazerem a divulgação profissional de seus produtos e serviços.

Isso cria uma grande demanda por este tipos de serviços, o que vem estimulando o mercado e criando diversas oportunidades para quem trabalha como consultor de marketing digital nas mais diversas áreas.

Por isso, entre as opções de negócios nas redes sociais, acreditamos que esta também se posiciona como uma das mais promissoras.

Para se qualificar nesta área, é importante que você busque bons cursos de marketing digital, para poder atuar de forma profissional, pois o mercado está cada vez mais competitivo e exigente.

3 – Programas de Afiliados

Outra das opções de negócios nas redes sociais que vem ganhando muito espaço ultimamente, é trabalhar com programas de afiliados através destes canais.

Se você souber segmentar o seu público-alvo e utilizar estratégias de marketing digital envolvendo o marketing de conteúdo, pode criar um ambiente propício para ganhar dinheiro com programas de afiliados nestes canais.

O Facebook é uma ótima plataforma para começar a fazer este trabalho. Nada de ficar falando sobre vendas única e exclusivamente. Isso não funciona. Você precisa antes de tudo informar seus novos clientes. Ser um consultor antes de ser um vendedor.

Mesmo que a sua plataforma de afiliados, ou programa específico, impeça a promoção de links de afiliados, é possível, através do marketing de conteúdo, levar tráfego para o seu site, e lá fazer a divulgação dos seus links de afiliados.

Um dos erros de afiliados em suas ações nas redes sociais é divulgarem links que, pelas normas do programa, não poderiam ser trabalhados nestes canais. Para evitar isso, na hora de escolher um programa de afiliados, é necessário prestar atenção a este detalhe.

As opções de negócios nas redes sociais são inúmeras. Aqui citei apenas algumas delas, mas dependendo da área em que você atua, existem diversas outras.

Até mesmo modelos de negócios já existentes, quando reformuladas, podem gerar ótimas alternativas. É apenas uma questão de você olhar sob um outro prisma, e um negócio já existente pode lhe sugerir outras opções de negócios nas redes sociais, que ainda não foram exploradas.

Para ampliar a sua visão sobre as oportunidades de negócios nas redes sociais, sugiro que você leia o artigo Como Ganhar Dinheiro nas Redes Sociais, onde verá outras alternativas igualmente interessantes.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 3 )

  1. Olá Alberto

    Valeu pelas dicas de oportunidades de negócios nas redes sociais. Tenho uma dúvida. Eu preciso ter uma loja virtual montada para vender no Facebook ou no Instagram? E na parte de programas de afiliados, posso vender qualquer produto de afiliado nas redes sociais?

    • Olá Abel

      Você não precisa ter uma loja virtual estruturada na web para vender pelo Facebook. Ao criar uma loja no Facebook, você pode optar por fechar as suas vendas por lá mesmo, desde que tenha uma plataforma de pagamentos configurada para isso, como o PagSeguro ou Mercado Pago, por exemplo.

      No caso do Instagram, a mesma coisa. Com a sua loja montada no Facebook, você poderá fazer aquelas publicações com a sacolinha, e as vendas serão fechadas na sua loja no Facebook.

      Quanto aos programas de afiliados, você terá que verificar duas coisas. Se o programa permite e se o produto é físico ou é um serviço, como os cursos online. Se for serviço, o Facebook não permite.

      Um grande abraço e sucesso!

  2. Oi Alberto

    Gostei bastante das informações do seu artigo. Em função da pandemia, muitas pessoas estão desempregadas e estas opções de negócios nas redes sociais certamente são alternativas bastante viáveis pelo visto.

    Minha dúvida é a seguinte. Como é que eu posso começar a me planejar para montar um negócio tendo as mídias sociais como base?

Deixe um comentário

Sobre Alberto ValleEspecialista

Sou especialista em marketing digital, área onde trabalho há mais de 18 anos. Sou um dos fundadores da Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área do marketing digital. Como sou um empreendedor compulsivo, acabei me envolvendo com diversos sites na área do empreendedorismo, onde colaboro com meus artigos, onde apresento soluções e compartilho a minha experiência como empreendedor e profissional de marketing digital.

Me siga