CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como Vender Pela Internet

Como Vender Pela Internet

Como Vender Pela Internet – O Guia Definitivo

Se você deseja saber como vender pela Internet, este artigo vai apresentar a você diversas opções, não importa qual seja o tamanho do seu negócio ou setor onde atua.

As oportunidades de vendas pela Internet vêm atraindo diversas empresas e pessoas para o universo das vendas online, um mercado que vem crescendo a passos largos no Brasil e no mundo.

O problema é que muitos ainda não sabem como vender pela Internet, já que existem diversas opções e modelos de negócios. Dependendo do que você deseja vender e como, existe uma solução que é mais adequada que a outra.

Não importa se você tem apenas um pequeno negócio doméstico, ou uma grande fábrica. Existem soluções para todos os bolsos e portes de empresas. O grande desafio nesta área é justamente determinar qual o caminho a seguir.

Para ajudar você a descobrir como vender pela Internet, dentro de um modelo que seja adequado aos seus recursos e necessidade, a equipe do Curso de E-commerce, escola especializada em cursos sobre comércio eletrônico e marketing digital desenvolveu este pequeno roteiro.

Como vender pela Internet – Escolha o seu modelo de negócio

Como falamos anteriormente, existem diversas opções para quem está interessado em vender pela Internet, e abaixo listamos cada uma dessas alternativas, com algumas dicas de como em que situação utilizá-las.

1 – Site de vendas simples

A primeira alternativa para quem deseja saber como vender pela Internet é criar um pequeno site de vendas, onde você pode oferecer alguns poucos produtos, sem ter que investir em uma estrutura mais robusta, como a de um e-commerce formal, no modelo loja virtual.

Esta é uma solução mais em conta para quem está começando no universo das vendas online, e não tem ainda a necessidade de montar uma loja virtual completa. Como vender pela Internet exige profissionalismo é preciso estar atento a alguns detalhes.

O seu site precisará antes de tudo, transmitir confiança e isso começa pelo layout, que deve ser profissional e bem organizado, para facilitar a navegação em oferecer uma boa experiência de visita aos seus clientes em potencial.

Outro ponto importante diz respeito às formas de pagamento, que precisa ser através de um intermediador de pagamentos conhecido do grande público e que transmita confiança, como o PagSeguro UOL, Mercado Pago ou outros disponíveis no mercado.

É uma solução bem simples de ser adotada e que não requer um investimento inicial tão grande assim. Uma boa solução de plataforma de e-commerce neste caso, seria criar um site com o WordPress e usar o plugin WooCommerce.

Para saber mais sobre esta alternativa, sugiro que você leia um artigo bastante interessante publicado no Guia de E-commerce, sob o título Como Montar Um Site de Vendas.
Como vender na Internet

2 – Loja Virtual

A segunda opção para quem deseja saber como vender pela Internet é o formato mais tradicional e conhecido, o de uma loja virtual propriamente dita, em sua configuração clássica, com departamentos e seções, como todos conhecemos.

Essa é uma solução mais robusta e estruturada, indicada para quem tem pelo menos 20 produtos para vender, e por isso mesmo, precisa de uma plataforma com mais recursos que a solução apresentada anteriormente.

A questão neste caso é qual sistema de e-commerce seria o mais adequado. Basicamente você terá três opções:

  • Loja virtual alugada – Uma opção econômica e barata, que além de tudo livra você da preocupação com o sistema em si, já que o desenvolvedor é o responsável por toda parte de programação e manutenção técnica. Veja mais sobre essa opção clicando aqui.
  • Loja virtual Open Source – São plataformas de e-commerce que podem ser baixadas na comunidade de desenvolvedores e implementadas por você mesmo. A solução mais adotada no momento são as lojas montadas com o WordPress. Saiba mais sobre esta opção clicando aqui.
  • Lojas virtuais exclusivas – Uma solução mais avançada e totalmente desaconselhável para pequenas e médias empresas, já que o custo de desenvolvimento e testes é bastante elevado, e na minha opinião, só são aplicáveis a grandes operações de e-commerce.

Como vender pela Internet através de uma loja virtual é um desafio cada vez mais técnico, minha dica é que você invista o tempo que for preciso para analisar as diversas opções de plataformas de e-commerce.

Neste sentido, temos um roteiro para você dar seus primeiros passos nesta área que poderá usar como base. Acesse o nosso artigo Como Escolher Uma Plataforma de E-commerce.

Existem diversas opções de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado brasileiro, e no portal Guia de E-commerce, você poderá encontrar diversas opções na seção Fornecedores de Plataformas de E-commerce.

Para que você possa ter uma visão mais ampla de todo o processo de criação de uma loja virtual, sugiro que leia o nosso artigo Como Montar Uma Loja Virtual.

3 – Redes Sociais

Este tem sido o grande negócio do momento. Como vender pela Internet? O que você acha de usar as redes sociais e contar com plataformas prontas, gratuitas e melhor ainda, um público de milhões de pessoas? Nada mal, não acha?

Surfando no conceito do Social Commerce, as vendas através das redes sociais ganham cada vez mais destaque no e-commerce brasileiro, e ficar fora dessa tendência é um verdadeiro desperdício de oportunidade.

Seja vendendo no Facebook ou então vendendo pelo Instagram, o fato é que muitas pessoas e empresas enxergaram nas redes sociais uma alternativa para vender online de baixo investimento que vem gerando um mercado de bilhões no Brasil e no mundo.

Mas como vender pela Internet usando as redes sociais? Bem neste caso você conta com as seguintes opções:

  • Facebook – Oferece uma estrutura completa para vendas online, inclusive a criação de uma loja virtual completa no Facebook, seja para quem já tem uma loja online ou para quem deseja apenas vender alguns poucos produtos;
  • Instagram – Outra plataforma que vem bombando em termos de vendas, com a adição de novos recursos voltados para o e-commerce, que associada à sua página ou loja no Facebook, se transforma em uma verdadeira máquina de vendas;
  • WhatsApp – Embora não seja uma plataforma voltada para vendas, oferece também oportunidades nesta área, ou então, quando integrado ao Facebook, também pode se transformar em uma ótima alternativa de venda online.

Para saber mais sobre esta opção de comercialização de produtos ou serviços, sugiro que leia um artigo bastante completo que publicamos este ano sob o título Como Vender Pelas Redes Sociais.
Como vender produtos pela Internet

4 – Mercado Livre

Uma outra opção para quem está em dúvida sobre como vender pela Internet é o bom e velho Mercado Livre, uma verdadeira academia de formação de empreendedores do e-commerce que já nos acompanha aqui no Brasil há anos, e continua sendo muito eficiente.

O Marcado Livre é o que chamamos em e-commerce de Marketplace, ou seja, um grande “bazar digital” onde diversos vendedores oferecem os seus produtos. É uma plataforma clássica de vendas online.

Você pode utilizar o Mercado Livre em duas situações distintas:

  • Plataforma Única de Vendas – Você pode criar um negócio de vendas online completo utilizando apenas o Mercado Livre. Esta tem sido a opção de muitos empreendedores que não querem se preocupar com site, loja virtual ou redes sociais;
  • Canal de Vendas Complementar – Esta é uma outra alternativa, utilizar o Mercado Livre como uma plataforma auxiliar de vendas, para explorar também esta oportunidade, como é feito por muitas lojas virtuais.

Para ter uma ideia melhor sobre as oportunidades de negócios nessa plataforma, sugiro a você que dê uma olhada no artigo Como Ganhar Dinheiro no Marcado Livre.

5 – Marketplaces de Grandes Lojas

Esta é uma opção bastante interessante de e-commerce. Como vender pela Internet é uma eterna busca por novos canais de comercialização, por que não vender também onde os seus concorrentes estão?

Se você tem um preço competitivo, os marketplaces de grandes lojas virtuais, como Amazon, Submarino, Americanas e outras, pode ser uma ótima alternativa para ampliar os seus canais de venda online.

O problema com este modelo está justamente no custo de comissionamento que está em torno de 18% em média. Como vender pela Internet é também gestão de margens, você precisa calcular muito bem para saber se vale a pena este canal.

Divulgação do seu negócio online

Seja qual for a sua opção, é importante lembrar que não há como vender pela Internet sem investir em marketing digital. Por isso é muito importante que você monte uma estrutura para divulgação do seu negócio no ambiente online.

É necessário definir o seu público-alvo, hábitos e costumes, canais digitais que utilizam e outros parâmetros de um plano de marketing digital. Isso é fundamental, pois são estes elementos que irão orientar a sua estratégia de marketing.

Para ter uma ideia dos recurso para a divulgação do seu negócio online, sugiro que leia o artigo Marketing Digital Para Lojas Virtuais, publicado na Academia do Marketing, escola especializada em marketing digital.

Bem, agora você já tem um roteiro bem extenso sobre como vender pela Internet, fica então a questão de o que vender pela Internet, quem serão os seus fornecedores e qual a estrutura que você irá precisar para colocar isso em prática.

Em nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual, sempre recomendo aos participantes que tenham a mesma calma e paciência que teriam se estivessem montando uma loja física, pois não é porque estamos falando de uma loja online, que o negócio pode surgir da noite para o dia.

Agora que você já tem uma boa ideia de como vender pela Internet, é apenas uma questão de decidir o modelo de e-commerce a ser adotado e colocar a mão na massa. Um grande abraço e sucesso!

 
Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Muito bom o seu artigo sobre como vender pela Internet. As vezes a gente fica muito bitolado no formato de loja virtual tradicional, mas pelo visto existem sim diversas outras opções. Valeu mesmo pelas dicas e parabéns!

Deixe um comentário

Sobre Alberto ValleEspecialista

Sou especialista em marketing digital, área onde trabalho há mais de 18 anos. Sou um dos fundadores da Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área do marketing digital. Como sou um empreendedor compulsivo, acabei me envolvendo com diversos sites na área do empreendedorismo, onde colaboro com meus artigos, onde apresento soluções e compartilho a minha experiência como empreendedor e profissional de marketing digital.

Me siga