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Como Escolher Um Sistema de E-commerce

Como Escolher Um Sistema de E-commerce

Como escolher um sistema de e-commerce

Para maioria das pessoas que estão ingressando no mercado, saber como escolher um sistema de e-commerce talvez seja uma das etapas mais desafiadoras de todo o processo de criação de lojas virtuais.

A diversidade de opções de sistemas de e-commerce existentes atualmente no mercado brasileiro e dúvidas relativas a questões técnicas relativas a este posicionamento ainda deixa muita gente confusa na hora montar uma loja virtual.

Esta preocupação procede, já que ela é o coração da loja virtual, e por isso mesmo, essencial para o sucesso de qualquer iniciativa nesse segmento.

Portanto, todo cuidado é pouco nessa hora, pois a escolha de uma plataforma de comércio eletrônico é na verdade um verdadeiro casamento.

O que é plataforma de e-commerce?

O que é conhecido como plataforma de e-commerce é basicamente o sistema sobre o qual criamos uma loja virtual. Toda plataforma de e-commerce é composta por dois ambientes principais:

  • Front End da plataforma – O Front End de uma plataforma de e-commerce é a parte do sistema onde é construída a loja virtual da forma que é visualizada pelo público, a vitrine da loja, departamentos, página de detalhes de produtos, carrinho de compras e todas as outras páginas que compõem uma loja virtual.
  • Back End da plataforma – O Back End da plataforma de e-commerce é o ambiente administrativo do sistema, onde administramos produtos, fazemos o controle de estoques da loja, recebemos os pedidos de compras, verificamos pagamentos e outras atividades administrativas de uma operação de e-commerce.

A preocupação em relação a escolha da plataforma de e-commerce mais do que justificada já que uma escolha errada pode comprometer o todo o projeto, tanto a curto quanto a médio/longo prazo.

Uma plataforma de comércio eletrônico não deve apenas atender às suas necessidades imediatas. Ela deve estar preparada para evoluir com o negócio, ser escalável, e também estar preparada para incorporar o mais rápido possível as mudanças tecnológicas.

Muita gente imagina que para começar, tanto faz a plataforma de e-commerce a ser adotada, pois caso a empreitada dê certo, basta encontrar um sistema que atenda às novas demandas e pronto. Não é bem assim.

Não existe troca de plataforma de e-commerce que não seja traumática, seja do ponto de vista operacional ou no que toca ao marketing da loja.

Essa é uma decisão tão importante que em nosso curso de e-commerce, dedicamos um módulo inteiro a discussão desse assunto, além de fornecer diversas planilhas de avaliação das opções disponíveis no mercado.

Essa é uma etapa do processo onde quanto mais informações você tiver, maior será a chance de uma decisão acertada.

 

Como orientar a escolha de uma plataforma de e-commerce

Ironicamente, a escolha de um sistema de e-commerce fica difícil em função das inúmeras opções disponíveis no mercado atualmente, que vão desde plataformas open source, passando por plataformas alugadas e chegando a plataformas totalmente customizadas.

Em sites especializados, como o Guia de E-commerce você encontra diversos fornecedores de plataformas de e-commerce com propostas bem diferentes umas das outras, o que torna a escolha um pouco mais difícil em função da variedade de propostas e especificações técnicas.

Além das questões técnicas, temos também algumas questões que envolvem os contratos para o uso ou aquisição dessas plataformas, dependendo da solução que será adotada no projeto.

Infelizmente algumas empresas criam condições contratuais que transformam o empresário em um verdadeiro refém desse documento, cláusulas e condições, o que por vezes acaba até mesmo inviabilizando o crescimento do negócio.

É chato dizer isso, mas é uma realidade do mercado brasileiro. Por isso é preciso também saber como contratar uma plataforma de e-commerce para não cair em armadilhas.

Entre os fatores que devem ser levados na hora da escolha de um sistema para montar a sua loja virtual, o primeiro a ser considerado é o do fornecedor da solução tecnológica.

Existem algumas observações simples, que ajudam nesta escolha, como por exemplo:

  • Dê preferência a desenvolvedores de plataformas de e-commerce com tradição no segmento
  • Faça uma sondagem sobre o desempenho da plataforma com clientes atuais da empresa
  • Qual a experiência em termos de suporte que os atuais clientes estão tendo com a empresa
  • Avalie o desempenho do provedor de hospedagem da plataforma oferecida
  • É possível expandir a plataforma e seus recursos ou ela possui limitações?
  • Avalie a política de atualização do sistema apresentada pela empresa

Quando você trabalha com uma empresa sólida, com um histórico no mercado, você evita surpresas que podem ser causadas pela inexperiência da equipe.

Do ponto de vista de funcionalidades é importante, entre outros avaliar os seguintes pontos:

  • Quais são os recursos disponíveis no sistema de e-commerce oferecido?
  • A loja oferece estrutura e recursos para a implementação do trabalho se SEO?
  • A plataforma é plenamente integrada ao Google Analytics e suas diversas funções específicas para e-commerce?
  • Existem opções de integração com programas de links patrocinados, como Google Ads e Facebook Ads?
  • A plataforma oferece diversidade de formas de pagamento?
  • Quais os recursos relativos a segurança das transações (SSL, sistemas antifraude) disponíveis?
  • Qual o nível de integração com mídias sociais oferecido pelo sistema?
  • Quais os relatórios gerenciais oferecidos pelo sistema e qual o seu grau de customização?
  • O sistema é responsivo e se adapta a exibição nos diversos tipos de dispositivos móveis?

Estes são apenas alguns dos pontos que devem ser analisados na hora de escolher uma plataforma de e-commerce e na medida em que a tecnologia evolui, novas especificações vêm sendo incorporadas.

Não se trata apenas de saber como escolher um sistema de e-commerce no presente, mas também, se esta plataforma irá satisfazer às necessidades que se apresentarão no futuro.

Quando criamos um plano de negócios para e-commerce colocamos sempre uma visão do futuro do empreendimento, portanto, temos que ter uma plataforma de comércio eletrônico que satisfaça não apenas ás necessidades atuais, mas também àquelas que iremos nos deparar no momento de expansão das atividades.

Sugerimos que para complementar estas informações, você leia também o artigo Qual é a melhor plataforma de e-commerce onde ampliamos esta discussão.

Invista o tempo que for necessário na escolha da sua plataforma de e-commerce, pois ela será fundamental para o sucesso do seu negócio.

 
Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

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Comentário ( 1 )

  1. […] de figura, porque você irá precisar de uma plataforma melhor estruturada, com mais recursos. Um sistema de e-commerce completo, com recursos específicos de uma loja […]

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Sobre Alberto ValleEspecialista

Sou especialista em marketing digital, área onde trabalho há mais de 18 anos. Sou um dos fundadores da Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área do marketing digital. Como sou um empreendedor compulsivo, acabei me envolvendo com diversos sites na área do empreendedorismo, onde colaboro com meus artigos, onde apresento soluções e compartilho a minha experiência como empreendedor e profissional de marketing digital.

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