Da mesma forma, eles não buscam apenas bons benefícios. O segredo de uma
empresa de sucesso passa pelo equílibrio entre rendimentos adequados à
realidade brasileira e benefícios moldados de acordo com as necessidades
da força de trabalho.
quilíbrio. Por isso mesmo, o pequeno empreendedor que pretende ganhar
relevância no mercado precisa, desde já, adotar uma política de recursos
humanos eficiente para, dessa maneira, criar um diferencial que poderá
levá-lo ao topo.
Para ajudá-lo, o Estadão PME preparou uma lista com oito regras a seguir. Confira agora e tenha sucesso.
1) Desafio
Ofereça benefícios, mas sem abrir mão da recompensa. A equipe
precisa apresentar bons resultados para merecer algo em troca.
2) Observação
Entenda quais são os problemas dos seus funcionários. Isso ajudará o empresário a melhorar o ambiente de trabalho.
3) Educação
Uma das ações que rendem mais retorno para a empresa é investir
na formação da equipe, que melhor preparada pode produzir mais.
4) Customizar
Você sabe quais são os benefícios que os seus trabalhadores gostariam ou precisam? Faça uma pesquisa antes de investir.
5) Estresse
Oferecer qualidade de vida, como uma boa refeição na hora do almoço, ajuda a reduzir o nível de estresse da equipe.
6) Prêmios
Oferecer um curso e premiar os funcionários após a obtenção de bons resultados aumentam o engajamento dos trabalhadores.
7) Dinheiro
Para especialistas, dar uma parte dos lucros à equipe é mais
barato do que pagar altos salários e aumenta a sensação de
reconhecimento.
8) Clareza
É preciso deixar claro para o funcionário a política de carreira vigente na empresa. Isso o deixará mais motivado.