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O que é um bom atendimento ao cliente?

O que é um bom atendimento ao cliente?

Primeiro, vamos revisar rapidamente o que torna o atendimento ao cliente bom.

Um bom atendimento ao cliente ajudará e capacitará efetivamente seus clientes em todo o processo de compra. Desde a pré-compra, passando pela compra e até a experiência pós-compra.

Aqui estão três perguntas que o ajudarão a descobrir como fornecer melhor suporte ao cliente em sua empresa. grande exemplo é o atendimento das Lojas Americanas.

Como posso atender melhor os clientes interessados ​​em adquirir meu produto ou serviço? Você pode fornecer rapidamente respostas precisas às perguntas dos clientes? Seus representantes de suporte são bem informados sobre a oferta de seus produtos? Você é capaz de fornecer avaliações ou negócios para clientes que estão “em cima do muro”?
Como posso atender melhor os clientes durante o processo de compra? É fácil enviar um pedido para sua empresa? Você é capaz de atender a pedidos personalizados? Você pode resolver erros de maneira eficiente com pedidos? Você pode fornecer ao cliente detalhes do pedido, como rastreamento de pacote?
Como posso atender melhor os clientes após a compra? Você é capaz de corrigir de forma rápida e fácil quaisquer problemas com produtos defeituosos ou erros no serviço? Como você compensa o cliente nesses casos? Você está instruindo seus clientes sobre como obter o máximo valor de seu produto ou serviço? É fácil para o seu cliente enviar algo para conserto? Você está recompensando seus clientes por sua fidelidade e negócios repetidos?
Como você pode ver, um bom atendimento ao cliente é um assunto fácil, mas complexo. Além disso, varia de setor para setor. O que pode ser considerado uma boa prática de atendimento ao cliente em um setor pode não ser útil em outro.

Agora, para a carne e batatas, por que o bom atendimento ao cliente é tão importante?

1. Agrega valor ao seu produto ou serviço
Como mencionamos anteriormente, um bom produto ou serviço só pode levar você até certo ponto. Se você adicionar um ótimo atendimento ao cliente à equação, o valor de sua oferta aumenta imediatamente.

E o valor agregado pode se traduzir em aumento de receita. Na verdade, a maioria das pessoas ficará feliz em pagar mais pelo mesmo produto ou serviço se ele vier com um ótimo atendimento ao cliente.

Um bom atendimento ao cliente pode justificar um preço mais alto em seu produto ou serviço.

2. Aumenta a retenção de clientes e a receita recorrente
É sempre mais barato reter um cliente atual do que adquirir um novo.

Portanto, fornecer um bom atendimento ao cliente é uma maneira eficaz de fazer com que seus clientes voltem e comprem seus produtos. Também é mais barato e eficaz do que publicidade e marketing para pessoas que nem sabem de você .

Além disso, cada cliente que decidir continuar fazendo negócios com você também é um cliente a menos saindo e fazendo negócios com seus concorrentes.

3. Resulta em avaliações positivas e uma imagem de marca positiva
Qual é a primeira coisa que um cliente pode fazer quando tem uma experiência negativa de atendimento ao cliente em sua empresa? Escreva uma postagem negativa no Facebook marcando sua marca, uma resenha de 1 estrela para o mundo ver, ou pior, uma classificação completa de uma postagem de blog para o nome de sua marca no Google.

Esses cenários não são apenas evitáveis, mas você pode transformá-los em comentários e postagens positivas, fornecendo a cada um de seus clientes um ótimo atendimento.

Mesmo quando um cliente já deixou uma avaliação de 1 estrela, acompanhá-lo e ajudá-lo ainda mais pode ser o que ele precisa para transformar esse 1 em 5.

4. Aumenta a moral do seu funcionário e reduz os custos de rotatividade
Os funcionários do Atendimento ao Cliente adoram ajudar seus clientes com eficácia e rapidez. Afinal, se eles deixam o cliente feliz, significa que fizeram um bom trabalho.

Por outro lado, ninguém gosta de ser o portador de más notícias ou de receber um discurso furioso de um cliente insatisfeito.

Fornecer à equipe de Atendimento ao Cliente as ferramentas e o treinamento adequados para resolver qualquer problema que um cliente possa enfrentar é a chave para elevar seu moral e reduzir a rotatividade (… e a rotatividade pode ser muito cara!).

Isso também vai além da equipe de atendimento ao cliente e se aplica a todos os funcionários. Na verdade, as pessoas não gostam de trabalhar para empresas com reputação negativa ou que sejam inundadas com críticas e críticas negativas.

5. Agrega valor à sua marca
Agora, você deve ver como todos os 4 pontos anteriores se somam para aumentar o valor da sua marca.

Os clientes têm experiências positivas, que se transformam em uma reputação positiva da empresa, que se transforma em uma força de trabalho positiva. Essa força de trabalho é então motivada a trabalhar mais e oferecer experiências de serviço ao cliente ainda melhores.

Tudo isso ocorre ao mesmo tempo que aumenta sua receita de clientes satisfeitos.

Com o tempo, sua marca será sinônimo de experiências positivas, aumentando seu valor.

Isso pode ser vantajoso no lançamento de novos produtos, na expansão para novos setores, valorizando a empresa para os investidores e muito mais.

Reflexões finais
Se você continuar pensando nisso, provavelmente poderá encontrar mais maneiras pelas quais um bom atendimento ao cliente pode crescer como uma bola de neve e ter um grande impacto na receita de uma empresa.

Agora que você percebe o impacto de fornecer um bom atendimento ao cliente, a próxima etapa é descobrir como fornecê-lo.

Fonte: http://www.infocasa.tec.br

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