Entender o que é SAC é fundamental para toda e qualquer empresa (e também para o consumidor). O serviço de atendimento, quando bem entendido e bem estruturado, consegue suprir as expectativas do consumidor, trazendo soluções para as suas necessidades e abrindo espaço para ele se comunicar, além de também ser uma boa fonte de pesquisa para possíveis melhorias nos processos da empresa.
Afinal, o que é SAC?
A sigla SAC significa “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. Ou seja, ele é um canal de relacionamento entre a empresa e seus clientes.
Ele está no decreto nº 6.523/2008, que regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC.
A importância do SAC para o cliente e empresa
O contato entre cliente e empresa é algo de extrema importância, especialmente para se criar uma fidelização. Quanto melhor a experiência de atendimento oferecida, maior a chance de o cliente voltar a utilizar o produto ou serviço.
Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, por exemplo, 66% dos consumidores no mundo trocam de empresas por conta de um atendimento ruim.
Portanto, atentar a todos e dar um suporte adequado, é fazer com que o negócio caminhe de forma mais saudável.
Canais de atendimento
Além da necessidade de atender bem, disponibilizar uma boa quantidade de canais é outro âmbito relevante de um bom SAC.
A forma mais tradicional de SAC é via telefone, que é o canal mais clássico (e antigo) do atendimento ao cliente. Esse formato é ideal para oferecer o suporte que o cliente precisa, anunciar novidades e manter um bom relacionamento. Porém, os canais de atendimento via SAC podem proporcionar um contato nos mais diversos meios, passando pelo clássico telefone, e-mail, chat, aplicativos de mensagens de texto e mídias sociais.
Uma ferramenta que os consumidores têm usado para saber os principais canais de atendimento das empresas são as listas telefônicas online. E diversos sites têm se especializado cada vez mais no assunto, criando enormes bancos de dados onde organizam e explicam quais meios prestam o melhor atendimento e também em quais meios a empresa ainda não está presente.
O Abri.com.br é um deles, que aparece nos principais buscadores (o Google, em especial) ao digitar o nome das maiores empresas do Brasil junto do termo telefone ou SAC (Mercado Livre, Americanas.com, Magazine Luiza, Correios, Nubank, etc).
Em resumo, entender o que é SAC, suas funções e ferramentas é primordial para melhorar os processos de atendimento, além de também ser uma excelente ferramenta para auxiliar nos demais processos da empresa, saber o que está funcionando e também o que pode ser melhor estruturado.