Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

O que é o selo Turismo Responsável para os estados brasileiros?

O que é o selo Turismo Responsável para os estados brasileiros?

O turismo foi um dos principais setores da economia mais atingidos pela pandemia de Covid-19. Viagens remarcadas, queda na busca por passagens e restrições de entrada em diversos destinos fizeram com que os números, antes, prósperos do setor, despencassem.

No entanto, o período de flexibilização disposto em diversos estados brasileiros ampliaram as esperanças no turismo regional, ou seja, aquele mais próximo de casa, elevando ainda mais as exigências no controle sanitário e segurança da saúde pública em todo o país.

Diante desse novo quadro, no mês de janeiro deste ano, o Ministério do Turismo ultrapassou a marca de 26 mil selos “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, emitidos para atividades turísticas em todo o país. Ao todo, já são 26.012 selos de Turismo Responsável.

Essa marca revela quais são os estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19. A iniciativa possibilita que a retomada do setor ocorra de forma mais segura no Brasil.

Turismo Responsável, Limpo e Seguro

O selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” está disponível, hoje, para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo.

Cada um dos segmentos conta com um protocolo sanitário específico, elaborado em conjunto com empresas e instituições ligadas ao setor a partir de diretrizes internacionais. Além disso, há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes que protegem a todos. Vale ainda destacar que todos os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De maneira geral, os segmentos com maior número de adesão ao selo são: agências de turismo (7.971), meios de hospedagem (5.817), guias de turismo (3.747), transportadoras turísticas (3.356) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (1.746). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.045), Rio de Janeiro (3.910), Minas Gerais (2.232), Bahia (1.918) e Rio Grande do Sul (1.906).

De acordo com William França, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, “a adesão ao selo ‘Turismo Responsável, Limpo e Seguro’ mostra o compromisso cada vez maior do setor de turismo brasileiro em se adequar à esta nova realidade que exige medidas de segurança e proteção contra a Covid-19.”

Dessa forma, independente do destino, se São Paulo, Florianópolis, Ceará, Mato do Grosso do Sul ou outro estado, verifique os empreendimentos e profissionais que contam com o selo de Turismo Responsável antes de fechar hospedagem, guia turístico e outros serviços para sua viagem. 

Carolina Glogovchan

Carolina Glogovchan

Sabe das coisas
Jornalista por formação e profissional atuante em conteúdos para link building, redação comercial, institucional, releases e matérias jornalísticas, além de revisão. Domínio de técnicas SEO para posicionamento de termos e curiosa sobre diferentes assuntos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados