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O que deve ser analisado ao montar uma gráfica digital?

O que deve ser analisado ao montar uma gráfica digital?

Por mais que muitas pessoas tenham acesso à internet, os serviços de uma gráfica digital sempre serão necessários, uma vez que oferecem diversas funcionalidades, como exemplo, realização de banners, molduras para fotos, entre outros. Esse é um segmento no qual, podemos ganhar muito dinheiro. Você está pensando em investir nesse nicho? Saiba o que deve ser analisado ao montar uma gráfica digital, aqui neste artigo!

O que levar em consideração ao montar uma gráfica digital

Sabemos que uma gráfica digital oferece diversos serviços, incluindo, convite para casamento, convite para festa de 15 anos, banners, carimbos profissionais, impressão de fotos, etc. Esse segmento possui uma ótima margem de lucro, mas antes de iniciar no mesmo é preciso analisa os critérios para montar seu plano de negócio. Confira:

1- A IDEIA DO NEGÓCIO E IDENTIFICAÇÃO DE EMPREENDEDORES

O objetivo imediato deve ser criar uma empresa dedicada a oferecer serviços de impressão digital, afinal, esse é o principal serviço oferecido em gráficas.

A ideia de negócio é especialmente adequada para homens ou mulheres, de qualquer idade, geralmente com algum conhecimento prévio do setor, adquirido por experiência ou por algum tipo de treinamento.

Para alguns cargos, como profissionais de pré-impressão em TI e Internet, geralmente é mais acessível para jovens e mulheres do que para pessoas acima de 45 anos sem experiência no setor.

Para serviços de impressão tradicionais, é necessária experiência anterior no setor e conhecimento específico para oficiais.

2- DESCRIÇÃO DO SERVIÇO DE PRODUTO/MERCADO

A oferta de serviços incluirá, inicialmente:

– Impressão entre as quais incluímos pôsteres e publicidade, folhetos, pastas, cartões de visita, convites e lembretes para diferentes celebrações (casamentos, comunhões …), ementas para a hospitalidade, etc.

– Pré-impressão: digitalização de imagens, retoques, testes de impressão…

– Impressão em diferentes tamanhos de formato (tamanho pequeno, como envelopes, papel timbrado e tamanho grande).

– Fotocópia (em cores e preto e branco).

– Transparências em preto e branco e em cores.

– Edição de livros, revistas, catálogos, etc.

3 – MERCADO

Os equipamentos e eletrônicos utilizados nesse negócio possuem preços caros. O número de empresas nesse setor está aumentando, seguindo uma tendência crescente que, embora lenta, é estável ao longo do tempo. Isso também resultou na geração de um maior volume de emprego.

4 -O CLIENTE

Os clientes em potencial que precisam dos serviços de uma gráfica podem ser de vários tipos:

– Clientes individuais: Esses clientes vêm principalmente por razões de proximidade para solicitar serviços relacionados principalmente à impressão de motivos familiares ou profissionais, como cartões de visita.

– Comercial (lojas, revendedores de automóveis, armazéns, etc.): Exigem basicamente materiais publicitários e promocionais (brochuras, pôsteres, folhetos, inserções, cartões, calendários, etc.).

– Grandes clientes: Empresas ou entidades que utilizam serviços de impressão em grande parte, tanto para publicidade quanto para propaganda, bem como para formulários de uso interno, bancos, seguros, shopping centers etc.

– Estudantes: Este grupo de clientes é um grupo muito grande, pois inclui clientes de todas as idades, crianças em idade escolar, estudantes universitários, oponentes etc. Esse setor exige principalmente fotocópias em preto e branco de anotações e documentos de estudo, impressão de obras etc.

– Grupos como shopping centers, mercados, escolas, clubes esportivos: Esse tipo de cliente basicamente solicita um serviço de impressão contínua; portanto, geralmente são feitos contratos de fornecimento; é importante que a empresa abra uma lacuna nesse tipo de mercado, pois permite maiores volumes de negócios e segurança de alguns.

– Agências de publicidade: Essas empresas podem estabelecer laços de colaboração, para que eles façam os desenhos e a gráfica os execute.

5 – COMPETIÇÃO

Para estudar a concorrência nos negócios, os seguintes tipos de concorrentes devem ser levados em consideração:

– Concorrentes que realizam o mesmo trabalho com características semelhantes de tamanho e oferta de serviços. Assim, os verdadeiros concorrentes serão aqueles que estão localizados na mesma área de influência.

– Empresas maiores de artes gráficas: esse tipo de empresa pode atuar como concorrente ou como cliente, pois em momentos de dicas de emprego ou trabalhos mais especializados, você pode terceirizar outras empresas menores.

6 –  PLANO DE VENDAS

Antes do início de nossa atividade, uma campanha promocional deve ser lançada, tentando capturar o maior número de clientes para garantir o bom início de nossa atividade.

Devemos focar nossa publicidade nas redes sociais, site, pôsteres em estabelecimentos públicos, caixas de correio, guias de informações, etc.

Por outro lado, é muito importante nesse tipo de negócio realizar visitas comerciais a empresas-chave, como empresas de publicidade e negócios. Para isso, é aconselhável levar cartões de visita, folhetos publicitários. Você também pode tentar telefonemas e correspondência.

Uma alternativa muito boa é criar uma página da web que mostre os serviços oferecidos pela empresa e um formulário de contato para solicitar informações e orçamento.

stephanie silva

stephanie silva

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