Os produtos de limpeza além de estarem em alta, são itens essenciais na cesta de compras dos brasileiros. O Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza, sendo o centro-oeste a região do país que mais consome esses produtos.
A cesta de limpeza pode ser composta por:
1- Sabão em pedra;
2- Detergente líquido para louça;
3- Detergente para lavar roupas;
4- Amaciante;
5- Inseticida;
6- Água sanitária;
7- Alvejante sem cloro;
8- Esponja de aço;
9- Esponja sintética;
10- Cera para assoalhos;
11- Cleaners;
13- Purificadores de ar.
A Abipla reuniu importantes institutos de pesquisa em seu mais recente Anuário e apresentou um panorama consistente do setor. A edição, que se refere à 2012, aponta o acumulado no consumo dos produtos dos últimos cinco anos.
Categorias com mais crescimento no mercado de produtos de limpeza:
1- Pano de limpeza
Com 94,4%
2- Purificador de ar
Com 64,5%
3- Concentrado de limpeza
Com 58,8% correspondentes ao multiuso, limpador perfumado e limpeza pesada.
Categorias que remetem ao cuidado com a roupa, tais como detergente em pó e líquido, amaciante e água sanitária continuam em destaque, alcançando a marca dos bilhões de reais em faturamento.
O brasileiro gasta em média R$ 271,68 ao ano com produtos de limpeza, correspondendo a R$ 22,64 o gasto médio mensal. Esse valor representa um crescimento de 41,5%, em comparação com 2011.
O setor de limpeza profissional também vivencia crescimento. A expectativa é de que, até o final de 2016, o país se coloque como o terceiro maior mercado mundial de produtos de limpeza doméstica, subindo uma posição no ranking. Atualmente, o mercado brasileiro já tem potência suficiente para deixar atrás países como Estados Unidos, China e Japão.
A manutenção do lar lidera o ranking de gastos dos brasileiros, com 25,5% do total. Estão neste item despesas com aluguel, impostos e taxas, e contas de luz, água e gás. A alimentação aparece na sequência com 16,9%. Já saúde, medicamentos, higiene pessoal e limpeza respondem por 8,6% do consumo total dos brasileiros. Completam a lista transportes (7,5%), materiais de construção (5,1%), vestuário e calçados (4,7%), recreação e viagens (3,5%), educação (2,5%), eletrônicos (2,2%), móveis e artigos do lar (1,8%) e fumo (0,5%).
O estudo foi feito com base em dados secundários, atualizados e pesquisados através de fontes oficiais de informação, utilizando metodologia própria da IPC Marketing.
Mais sobre o setor: Movimento na indústria de material de limpeza produz iniciativas conscientes.
Conheça também o Household
Evento do setor que tem por objetivo interagir com toda cadeia produtiva, propiciando às empresas uma excelente oportunidade de se aproximarem de seus clientes, e realizar seminário técnico/comercial divulgando altas tecnologias e inovações ao segmento no Brasil e no Mercosul.
A edição de 2014 será realizada entre os dias 6 e 8 de agosto em São Paulo.