CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Movimento na indústria de material de limpeza produz iniciativas conscientes

Movimento na indústria de material de limpeza produz iniciativas conscientes

Material de Limpeza_Central 2

De acordo com a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), 95% do setor é composto por micro e pequenas empresas e possui um elevado ingresso de novos empreendedores porque não há barreiras de entrada como alto investimento de capital, tecnologia de ponta ou conhecimento especializado.

 A Associação, visando levar toda a cadeia de produtos de limpeza a refletir e agir sobre ações a serem adotadas para preservar o meio ambiente e proteger os recursos naturais, criou, em 2008, o Programa Movimento Limpeza Consciente.

O programa é fundamentado quatro pilares.  O objetivo do pilar compactação/concentração de produtos é estimular o aumento da fabricação de produtos concentrados ou compactados que tenham comprovados ganhos ambientais.

O uso de produtos compactados ou concentrados oferece benefícios ambientais por reduzir o consumo de água na fabricação do produto, aumentar o número de produtos em um mesmo transporte (reduzindo as emissões de gases do efeito estufa) e traz facilidades para o consumidor no armazenamento do produto em sua casa.

Na Europa, num movimento de compactação semelhante ocorrido em 2009, as empresas estimam que deixaram de colocar no meio ambiente cerca de 200 mil toneladas de pó por ano, 5 mil toneladas de embalagens e economizaram cerca de 10 mil viagens de caminhão.

O pilar uso correto de produtos de limpeza tem como premissa criar formas de comunicar ao consumidor as melhores maneiras de utilização e dicas de uso de produtos e disponibiliza informações com tal propósito para 23 categorias de produtos.

O pilar descarte de embalagens pós-consumo busca da destinação adequada, o setor de limpeza está dando os primeiros passos por meio do projeto Dê a Mão para o Futuro, numa parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

O projeto estimula a correta separação das embalagens por parte da população, para envio às cooperativas por meio de coleta seletiva coordenada pela prefeitura. Já nas cooperativas, este material passa pela triagem das equipes de colaboradores – capacitados pelo projeto – transformando-se em nova matéria-prima para outros produtos, os reciclados.

Além do estímulo à conscientização por parte da população, o Dê a Mão para o Futuro promove um processo de inclusão social dos trabalhadores das cooperativas. Nos estados em que ele já foi implantado (Rio de Janeiro e Paraná), houve um aumento no volume de coleta de materiais descartados, no número de catadores em atividade, bem como na renda per capita dos profissionais envolvidos com as cooperativas.

Por fim, o pilar regularização de empresas busca transformar a realidade de muitas pequenas empresas que vivenciam a falta de informação quanto a algumas regras básicas de fabricação.

São fabricantes que não dispõem ainda da licença sanitária. Cenário que impulsionou a criação do Programa de Mobilização para a Regularização de Empresas no Setor de Saneantes, numa parceria da Abipla e Do Sipla com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilâncias Sanitárias locais e demais parceiros.

Juntas, essas entidades têm por missão mobilizar os pequenos empresários, oferecendo as ferramentas necessárias à regularização de seus negócios e introdução das boas práticas de fabricação.

Leia também: O mercado brasileiro de produtos de limpeza

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga