O Sebrae Nacional divulgou no dia 9/11 informações sobre a atuação das redes e centrais de negócios no país. De acordo com levantamento realizado no período de maio a outubro de 2011, o Brasil possui 1.129 redes e centrais de negócios, entre as quais 778 estão ativas.
Além disso, a maioria é ligada ao setor de comércio, com 458 empresas organizadas em redes e centrais, seguidas por empresas dos setores de serviços (130), agronegócios (97) e indústria (53). Os dados foram divulgados durante o II Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, realizado nos dias 9 e 10 de novembro em Natal (RN).
O representante da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Eraldo Santos, afirmou que no setor da indústria destacam-se as empresas dos ramos de móveis (19%), confecções (16%) e construção civil (12%).
O setor de comércio é composto principalmente pelo segmento de supermercados (44%), farmácias (15%) e construção civil (13%). No setor de serviços, lideram os seguimentos de imobiliárias e de petróleo e gás.
Regiões brasileiras
A distribruição de redes e centrais de negócios nas regiões apresenta maior concentração na região Sul (36%), seguida pela Sudeste (32%), Nordeste (24%), Centro-Oeste (5%) e Norte (3%). Os estados que lideram o ranking são Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Ceará.
Além das informações sobre os diversos setores, a pesquisa coletou dados sobre as principais instituições financeiras que atuam no acesso ao crédito nas redes e centrais. A partir disso, o Sebrae identificará os principais produtos e serviços financeiros oferecidos a essas entidades.
Divulgação
A versão completa do estudo será divulagada a partir da segunda quinzena de novembro, no site de Acesso a Mercados.
Conteúdos relacionados:
– Gestāo inovadora em redes e centrais de negócios
– Tecnologia da informação em redes e centrais de negócios