Pães especiais sob encomenda e com forte campanha de marketing
De um trabalho de MBA em Marketing para a realidade. Assim surgiu a Los Paderos.
O estabelecimento é especializado em pães gourmets artesanais, pré-assados e prontos para ir ao forno e entregues em domicílio. A ideia da engenheira Lisa Lobão saiu do papel e hoje ela e mais três sócios administram o empreendimento localizado na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro.
A empresa também trabalha com o sistema de “pão do mês”, onde para cada mês são elaborados produtos mais sofisticados e em série limitada.
Um dos sócios é Penélope Breglia, de 34 anos. A economista, que sempre trabalhou em áreas relacionadas a comércio e vendas, tem dois MBAs: um executivo e outro em marketing. Ela conta que resolveu se juntar à equipe da Los Paderos porque estava insatisfeita onde trabalhava e sempre quis ter o próprio negócio. “A empresa já existia e surgiu a oportunidade de comprar a participação de um sócio que decidiu sair”, explica.
Para Penélope, o mais difícil do ramo empresarial é “ter capital disponível para investir durante o período necessário para o negócio se desenvolver e chegar a um ponto de equilíbrio”. Ela explica, ainda, que normalmente os bancos não têm linhas de crédito para empreendimentos em início de operação e aplicam taxas abusivas. “Ainda estamos tentando superar [a questão financeira], com investimento próprio e muito jogo de cintura. É quase uma arte”, garante a sócia.
O que difere a empresa das demais do ramo de panificação não são apenas os pães especiais que comercializa e a forma com que foi criada. Outro aspecto é o marketing de divulgação usado. Há nove meses, uma assessoria fixa se encarrega de intermediar o estabelecimento e veiculá-lo na mídia impressa, no rádio ou até na televisão. “Contratamos a assessoria porque sentimos necessidade de presença na mídia, já que não temos ponto de venda”, conta Penélope. Além dessa estratégia de divulgação, já foi realizada promoção em sites de compras coletivas para degustação dos alimentos, além de anúncios em jornais de bairro.
Depois de um ano e dois meses de existência, o estabelecimento está alcançando o equilíbrio financeiro. “Com divulgação, o faturamento dobrou. Vamos manter a assessoria e buscar outras formas de atingir nosso público-alvo, como mala direta e degustações”, planeja a empresária.
A sócia pretende estabelecer um ponto de venda, já que os produtos são vendidos em outras lojas ou entregues em domicílio. “Sem ponto de venda, o custo fica alto por causa das entregas”, explica.
Estão nos planos, também, ampliar a fábrica e abrir uma filial. Com a chegada de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e pelo consequente aumento de turistas no Rio de Janeiro, Penélope Breglia acredita que a demanda dos produtos irá crescer. E o reflexo desse crescimento vai ser sentido, principalmente, nos restaurantes parceiros da Los Paderos.
Site: http://www.lospaderos.com.br
E-mail: contato@lospaderos.com.br