INSTITUTO ETHOS QUER SABER SE EMPRESAS CUMPREM O PROMETIDO NAS PRÁTICAS ESG
O modelo de autoavaliação que analisa a gestão socioambiental nas empresas vai introduzir novos indicadores assim como uma auditoria externa para assegurar que as declarações voluntárias estejam em conformidade com as práticas das empresas. Os auditores tornarão as informações públicas e as empresas serão classificadas de acordo com sua pontuação na ferramenta.
As autoavaliações serão mantidas, porém o Ethos acredita que o processo de implementação de práticas ESG nas empresas deve acelerar e a divulgação das informações pode criar um ambiente saudável de atingir metas mais ousadas e em menos tempo.
Dessa forma será possível distinguir empresas comprometidas com as mudanças e aquelas que usam os valores ESG como marketing para seus negócios. Mesmo afetando sua reputação algumas empresas ainda são tentadas à prática do greenwashing (lavagem verde) para impulsionar suas vendas propagando produtos ou práticas sustentáveis. Portanto, monitorar a evolução das marcas ao longo do tempo é um passo importante na evolução das transformações no ambiente de negócios.
Grandes empresas como Natura e Banco do Brasil, usam as ferramentas de avaliação Ethos.