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Inside Sales: o que é e como implementar?

Inside Sales: o que é e como implementar?

Sabemos que, para maximizar as chances de vendas de uma empresa, é necessário uma gama de estratégias diversas, além de uma equipe totalmente especializada e capacitada em oferecer seus produtos ou serviços da melhor forma possível.

No entanto, quando se trata de equipe de vendas, um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas é em relação ao deslocamento dos profissionais.

Afinal de contas, esse processo pode tanto gerar custos excessivos para a organização, como também acaba confundindo e enchendo as prioridades da equipe de vendas.

E por essa razão, o Inside Sales surgiu primeiramente como uma alternativa de reduzir custos. No entanto, notaram-se que, se o Inside Sales for uma estratégia bem elaborada pela empresa, seus benefícios serão muito maiores!

Isso, pois o Inside Sales também otimiza e simplifica todo processo de venda, além de gerar mais retorno e resultado para a organização e fazer com que a equipe de vendas seja cada vez mais produtiva.

Pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre o Inside Sales e como sua empresa pode aplicá-la como suas estratégias de vendas. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler esse post! Vamos lá?

O que é Inside Sales?

De forma básica, o Inside Sales se trata do processo de realizar todos os processos de venda de um determinado produto ou serviço diretamente pela empresa.

Ou seja, sabe a deslocação dos membros de vendas de um canto para o outro? Dentro do inside sales, e equipe não precisa se deslocar do escritório. Basta realizar suas vendas por telefone ou por meio dos canais de comunicação online.

Dessa forma, o Inside Sales tem como finalidade dispensar casos de atraso, trânsitos diversos, espera excessiva por parte dos clientes, entre outros imprevistos.

Além disso, os funcionários também se sentem mais confortáveis com o método do Inside Sales, pois é possível ter mais tempo para focar em suas estratégias e ser mais produtivo.

Se sua empresa fornece tela de proteção, por exemplo, com o inside sales, suas vendas podem se maximizar e seu negócio pode se destacar do mercado e atingir novos patamares!

O que é preciso para aplicar o Inside Sales?

Além de tudo isso, também é importante enfatizarmos que, para adotar as estratégias de inside sales é necessário ter disponível uma série de fatores. Abaixo, vamos ver o que é preciso:

1- Espaço adequado para receber os profissionais

Primeiro de tudo, não adianta desenvolver estratégias de inside sales se o ambiente de trabalho da sua empresa não comporta os profissionais da forma adequada.

Além disso, se o ambiente não oferecer as condições adequadas de conforto e climatização, além dos recursos necessários, a produtividades dos membros da equipe de vendas pode diminuir ainda mais.

É por isso que é preciso verificar com cuidado o espaço necessário antes de adotar as medidas.

Se você atua em uma indústria que fabrica lona de caminhão, por exemplo, também verifique se o espaço é privativo e se não haverá ruídos que possam interferir nas atividades dos profissionais.

Com um espaço adequado, é possível fazer com que seu departamento de inside sales tenha os melhores resultados!

2- Telefone e headset

Um dos recursos mais essenciais para quem trabalha com o contato direto diante dos clientes é a utilização do telefone e headset.

Tenha sempre disponível uma quantidade adequada de telefones, para que a negociação entre os membros da equipe e os clientes possam ser realizadas sem impedimentos ou burocracias.

Especialmente quando apenas o inside sales é aplicado, o telefone é fundamental, pois permite que as reuniões possam ser agendadas e as informações possam ser passadas da forma mais clara possível.

3- CRM

O CRM (Customer Relationship Management) significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Por sua vez, ele se trata de uma ferramenta que auxilia a equipe de vendas a gerenciar os contatos com os potenciais clientes e consumidores.

A partir desse software, os membros conseguem gerenciar todo processo de vendas e identificar o motivo da ligação do cliente, o que auxilia e otimiza o tempo e a produtividade dos trabalhadores.

Com o CRM, além de ser possível proporcionar uma melhor experiência para o cliente, outra funcionalidade é que a equipe também pode realizar ligações diretamente pelo sistema.

Ou seja, ele pode substituir o telefone (mas não o uso de headset). No entanto, mesmo com essa funcionalidade, manter uma boa quantidade de telefones na empresa também pode prevenir que futuras falhas aconteçam.

4- Redes sociais

Outro peça fundamental para complementar os recursos do Inside Sales são as ferramentas de monitoramento das redes sociais. Afinal, por que elas são importantes para gerar um melhor relacionamento com os leads e clientes.

Ferramentas como Whatsapp, Facebook e até mesmo o LinkedIn são muito úteis, pois a cartela de canais de comunicação dos profissionais não se limitam apenas no uso de telefone, mas também por mensagens de texto, entre outros.

Com as redes sociais, além dos funcionários ampliarem os seus recursos e proporcionar uma melhor comunicação para seus clientes, a empresa também estará mais visível e reconhecida por novas pessoas.

Se você vende grama sintética decorativa, por exemplo, é possível ser encontrado por potenciais clientes e maximizar suas chances de vendas!

5- Equipe totalmente capacitada

Por fim, o requisito mais importante para que seja possível adotar a medida do Inside Sales da melhor maneira possível é possuindo profissionais totalmente treinados e capacitados a desenvolver suas estratégias.

Especialmente quando se trata de trazer novas tecnologias e ferramentas para a empresa, a mesma deve disponibilizar cursos e treinamentos para que os profissionais não tenham dificuldades em realizar a mudança em seus hábitos de vendas.

Agora que você sabe tudo sobre o Inside Sales e como é possível aplicá-lo em sua empresa, o que está esperando para diminuir seus custos, aumentar a sua produtividade e se destacar no mercado? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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