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Importância do Planejamento para 2023, 10% das empresas contam com um plano

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Comece o ano organizado: Como criar um planejamento de marketing efetivo

Entenda a importância dos sistemas, como CRM, para começar o ano com organização na sua área de marketing

Para os gestores e executivos de empresas, os meses finais do ano são marcados por minuciosas análises de resultados e projeções para o próximo ano. No entanto, dados do Sebrae mostram que apenas 10% das empresas contam com um planejamento estratégico. Em um geral, o objetivo dessas projeções é ter um resultado anual melhor ou mais eficiente que o anterior.

No momento inicial dos planejamentos anuais de marketing para a empresa, é preciso ter em mente que esse é um processo que exige tempo e paciência. Para conseguir os dados mais precisos, ter as ferramentas certas e funcionais, é essencial. Dessa forma, as projeções serão mais assertivas e possíveis para a realidade do cenário de sua companhia.

O planejamento de marketing é uma estruturação de campanhas e ações voltadas aos clientes e stakeholders, visando nas principais necessidades e sazonalidades. “Para planejar estrategicamente ações assertivas para seu público, é importante saber quem é e quais são as necessidades dos seus principais clusters”, esclarece Diego Bañuelos, CEO do sistema de CRM Upnify.

Sistema de Vendas para planejamento de 2023

O sistema de vendas auxilia empresas em seus planejamentos anuais

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Isso porque, as ações de marketing que são pensadas diretamente tem uma maior taxa de conversão. Segundo dados da Wis Consultoria, os índices de conversão podem dobrar de 1,7% para 3,4% com comunicações personalizadas. Por isso, essa é uma das ações que não é recomendado negligenciar no plano anual.

Entre as ferramentas que são fontes das análises de conclusão de ano está o CRM. O sistema de gestão de relacionamento com os clientes oferece dados valiosos para planejar como será a área de marketing. Afinal, com ele conseguimos entender quais foram as campanhas com maior taxa de abertura e conversão, quem são os novos clientes e qual é o comportamento do seu cliente em relação ao seu produto.

“O CRM registra todas as interações da empresa com o cliente, desde os e-mails marketing a pop-ups no site.”, comenta Bañuelos. “A estratégia de marketing, consequentemente, é muito influenciado pelos dados gerados pelo sistema de CRM”, conclui.

Segundo o CEO do sistema Upnify, conhecer a fundo seus cliente e quais são suas preferências de compra, ou os momentos em que eles estão mais propensos a comprar, ajuda a montar o calendário sazonal que citamos a cima. Pensando nisso, se pode criar campanhas que vão além de datas especiais mais que irão atingir seu consumidor no momento propício a ele.

Além de analisar os dados de comportamento e jornada do seu cliente, medir o valor de faturamento gerado em campanhas de marketing é importante. Unido ao que conseguimos entender com os dados de Customer Relationship Management, o planejamento de marketing será mais eficaz para o seu ano seguinte.

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Sem um planejamento de marketing estruturado, se torna um desafio a geração de verba para projetos de marketing especiais, além de captar recursos para novos produtos e gestão de equipe. Além disso, a análise de KPIs e OKRs do ano ajuda a entender o que tem dado certo e o que precisa ser reavaliado, para assim, evitar desperdício de tempo e verba.

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