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Hábitos de Consumo nos Dispositivos Móveis

Para ajudar aqueles que pretendem atuar no mercado da economia digital, sintetizamos algumas informações a respeito das atividades executadas e dos tipos de aplicativos mais usados pelo usuário de dispositivos móveis:

84% da população brasileira, com 16 anos de idade ou mais, usam telefones celulares. Na Coreia do Sul, esse índice é de 99%; na Rússia é de 98%; No Reino Unido e na Itália é de 97%; nos Estados Unidos 94%.

Esses dados fazem parte do estudo “O consumidor móvel” – um panorama global – da Nielsen. Rico em informações para diversos segmentos econômicos, o documento afirma que, com sistemas operacionais e recursos nos aparelhos que possibilitam aos consumidores mais acesso a conteúdos e recursos multimídia, os smartphones estão transformando os hábitos de uso do celular nos mercados ao redor do mundo.

O fato é que com o aumento dramático do uso desses dispositivos, provedores de conteúdo e outros editores de publicações estão procurando cada vez mais novas formas de criar valor para seu conteúdo; e marcas e anunciantes estão buscando mais oportunidades para colocar suas mensagens diante do público certo.

O estudo da Nielsen categorizou os dispositivos móveis em três níveis, baseados na interação desses com seus usuários:

Smartphones – Inclui aparelhos com e sem telas sensíveis ao toque. Usados por 36% dos brasileiros.

Telefones multimídia – Tela sensível ao toque e/ou teclado “qwert”, mas sem sistema operacional avançado. Usados por 21% dos brasileiros.

Aparelhos básicos – Sem tela sensível ao toque, teclado “qwert”, ou sistema operacional avançado. Usado por 44% dos brasileiros.

A Nielsen levantou quais as atividades executadas por usuários de smartphones nos 30 dias antecedentes à pesquisa. Os resultados no Brasil foram:

  • 85% mensagens de texto / SMS
  • 75% redes sociais
  • 74% aplicativos
  • 69% web browsing
  • 66% e-mail
  • 57% mensagens instantâneas
  • 56% serviços de geolocalização / GPS
  • 43% vídeo / Tv móvel
  • 39% música online em streaming
  • 28% fazem transações bancárias
  • 22% fazem leitura ótica de código de barras ou código QR (Quick Response)
  • 17% realizam compras pelo celular
  • 11% NFC / Carteira móvel

Os tipos de aplicativos mais usados:

  • 68% jogos
  • 67% redes sociais
  • 46% vídeos e filmes
  • 45% notícias
  • 51% mapas, navegação, pesquisa
  • 37% clima / tempo
  • 36% transação bancária / finanças
  • 26% compras varejo

O estudo “O consumidor móvel” – um panorama global – da Nielsen traz muito mais informações que podem ser relevantes para o seu negócio. Acesse o documento, conheça os dados, mas não deixe de buscar apoio do Sebrae, que pode ajudá-lo a encontrar soluções adequadas para o seu negócio diante deste cenário tão promissor e favorável do mercado de publicidade móvel. Localize a unidade de atendimento mais próxima, em seu estado, clicando em http://www.sebrae.com.br. Leia também O Mercado da Publicidade na Internet

 

Acesse a página eletrônica do Sebrae: Economia Digital

 

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